Análise da Produção do Journal of Marketing de 2014 A 2016
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3894Palavras-chave:
Bibliometria. Journal of Marketing. Metodologia em Marketing. Produção Científica.Resumo
Objetivo do estudo: O objetivo desse estudo é analisar as publicações do Journal of Marketing (JM), identificando elementos que possam ser utilizados em pesquisas de alto impacto e no ensino acadêmico.Metodologia/abordagem: Nesse estudo bibliométrico, foram analisados 123 papers e as 9.351 referências utilizadas por eles. Sobre os papers foram analisados autores e seus países, IES, editores, suportes recebidos, metodologias, palavras-chave, temáticas e estruturas dos títulos, resumos e resultados. Sobre as referências foram analisados os journals, os períodos de publicação, as temáticas e as frequências.Relevância/originalidade: A publicação em periódicos de alto impacto é ambicionada por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento. Em Marketing, o JM é a publicação com maior impacto acadêmico e suas publicações tendem a indicar o estado da arte do conhecimento em Marketing.Principais resultados: Os autores Rajdeep Grewal e Jan Wieseke foram os que mais publicaram. A metodologia empregada foi predominantemente quantitativa. As temáticas com maior frequência foram “Produtos, Marcas, Comunicação e Preço” e “Estratégias de Marketing e Marketing Internacional”. 27% das referências têm menos de 5 anos de publicação e 35% se repetem em mais de dois papers. As principais referências por temática também são apresentadas.Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados permitem que: (1) pesquisadores ajustem suas produções ampliando a possibilidade de publicações de alto impacto, (2) acadêmicos identifiquem referências científicas atualizadas e/ou clássicas para o ensino de alta qualidade e (3) periódicos nacionais reflitam sobre como elevar sua relevância.Downloads
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Publicado
10.09.2018
Como Citar
Motta, A. M., & Iizuka, E. S. (2018). Análise da Produção do Journal of Marketing de 2014 A 2016. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 575–589. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3894
Edição
Seção
Artigos