Análise da Produção do Journal of Marketing de 2014 A 2016

Autores

  • Artur Machado Motta FECAP
  • Edson Sadao Iizuka Centro Universitário FEI

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3894

Palavras-chave:

Bibliometria. Journal of Marketing. Metodologia em Marketing. Produção Científica.

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo desse estudo é analisar as publicações do Journal of Marketing (JM), identificando elementos que possam ser utilizados em pesquisas de alto impacto e no ensino acadêmico.Metodologia/abordagem: Nesse estudo bibliométrico, foram analisados 123 papers e as 9.351 referências utilizadas por eles. Sobre os papers foram analisados autores e seus países, IES, editores, suportes recebidos, metodologias, palavras-chave, temáticas e estruturas dos títulos, resumos e resultados. Sobre as referências foram analisados os journals, os períodos de publicação, as temáticas e as frequências.Relevância/originalidade: A publicação em periódicos de alto impacto é ambicionada por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento. Em Marketing, o JM é a publicação com maior impacto acadêmico e suas publicações tendem a indicar o estado da arte do conhecimento em Marketing.Principais resultados: Os autores Rajdeep Grewal e Jan Wieseke foram os que mais publicaram. A metodologia empregada foi predominantemente quantitativa. As temáticas com maior frequência foram “Produtos, Marcas, Comunicação e Preço” e “Estratégias de Marketing e Marketing Internacional”. 27% das referências têm menos de 5 anos de publicação e 35% se repetem em mais de dois papers. As principais referências por temática também são apresentadas.Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados permitem que: (1) pesquisadores ajustem suas produções ampliando a possibilidade de publicações de alto impacto, (2) acadêmicos identifiquem referências científicas atualizadas e/ou clássicas para o ensino de alta qualidade e (3) periódicos nacionais reflitam sobre como elevar sua relevância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Machado Motta, FECAP

Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), CEAG com ênfase em marketing pela FGV-EAESP (2000), Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (2009) e Doutorando na linha Estratégia de Marketing da FGV-EAESP com bolsa Capes . Atualmente é gestor de marketing e professor no Centro Universitário FECAP, nas áreas Administração Geral (Estudos de Casos, Jogos de Empresas), Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Varejo. Também leciona na ESPM nas áreas de Marketing e Estratégia. Possui mais de 20 anos de carreira executiva em posições de lideranças com passagem por empresas de bens de consumo, indústria farmacêutica, tecnologia e consultoria. Atuou na industria, distribuição e varejo, empresas multinacionais e nacionais, B2B e B2C.

Edson Sadao Iizuka, Centro Universitário FEI

Graduado (1996), Mestre (2003) e Doutor (2008) em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV. Especialista em Liderança para o Terceiro Setor (1999) e ex-trainee GIFE (programa que foi apoiado pela Fundação Kellogg - 1998/1999). É vice-presidente da ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração) eleito para o biênio 2016-2017. Foi escolhido como Editor Científico da Revista Administração Ensino e Pesquisa - RAEP (qualis B1) para o biênio 2018-2019. É docente no curso de Graduação em Administração do Centro Universitário FEI (desde 2013) e pertence ao corpo docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário FEI (desde 2013). Tem como principais temáticas de pesquisa: Gestão Social; Inovação na Gestão Pública Local; Ensino e Aprendizagem em Administração, Negócios Sociais e Empreendedorismo (ênfase no Empreendedorismo Social).

Downloads

Publicado

10.09.2018

Como Citar

Motta, A. M., & Iizuka, E. S. (2018). Análise da Produção do Journal of Marketing de 2014 A 2016. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 575–589. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3894