Fatores Determinantes da Propensão ao Consumo de Cirurgias Plásticas Estéticas
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2511Palavras-chave:
Cirurgia Plástica Estética, Autoestima, Materialismo, Comportamento do ConsumidorResumo
O presente estudo analisa o consumo de cirurgias plásticas com finalidade estética entre as consumidoras de São Paulo e Recife, duas grandes cidades brasileiras que possuem características econômicas, demográficas e culturais distintas. Nesse contexto, os objetivos são compreender a influência do materialismo, da autoestima e de variáveis de controle sobre a decisão de realizar uma cirurgia plástica estética. Um questionário foi elaborado com perguntas fechadas e aplicado pela Internet, resultando em dados disponíveis para análise de 347 respondentes. Com 173 moradoras de São Paulo e 174 de Recife, constatou-se que a cidade da respondente não ajuda a discriminar a probabilidade de que efetue uma cirurgia plástica com finalidade estética; por outro lado, a dimensão ‘influências sociais’ da escala de autoestima, bem como o nível de materialismo e a idade das respondentes provaram-se variáveis preditoras significantes desse tipo de consumo. Por fim, são apresentadas implicações gerenciais e acadêmicas dos achados desse estudo, bem como possibilidades para novas investigações.
DOI: 10.5585/remark.v12i4.2511