Alimentação, Propagandas e Saúde Infanto-Juvenil

Autores

  • Laercio Fidelis Dias Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Jouliana Jordan Nohara Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Thaís da Costa Pio dos Reis Universidade Nove de Julho – UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i1.2302

Palavras-chave:

Propaganda, Ética, Consumo, Televisão, Saúde Infanto-Juvenil

Resumo

O objetivo central do ensaio é tomar como referência os debates travados em torno da regulamentação da publicidade para crianças e adolescentes. Em termos metodológicos, na medida em que se trata de um ensaio teórico, os debates em questão contemplam os pontos de vista da indústria alimentícia, das associações de anunciantes, do Governo e de organismos que representam o consumidor. E são analisados a partir das discussões sobre ética na propaganda, das representações sociais, dos trabalhos que investigam as influências de personagens e de brindes sobre comportamento de compra e da antropologia nutricional. A discussão proposta no ensaio gira em torno das influências das propagandas nas escolhas alimentares do público infanto-juvenil, e a problemática central consiste em ponderar se tais influências são eticamente justificáveis e se os alimentos consumidos trariam riscos para a saúde, como ganho de peso e obesidade. Os resultados encontrados sugerem que as propagandas influenciam as escolhas alimentares e muitas vezes as direcionam para produtos de qualidade nutricional questionável. DOI: 10.5585/remark.v11i1.2302

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Biografia do Autor

Laercio Fidelis Dias, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Natural de São Paulo, Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Professor da Diretoria de Ciências Gerenciais, Pesquisador associado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA, ambos da Universidade Nove de Julho (Uninove), pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos - Neip. Na última década tem se dedicado à pesquisa acadêmica entre os grupos indígenas Karipuna, Galibi Marworno, Palikur e Galibi de Oiapoque localizados no extremo norte do Estado do Amapá, município de Oiapoque. Tem também escrito artigos sobre saúde, educação e consumo de bebidas alcóolicas entre os grupos indígenas mencionados, além de prestado assessorias científicas nas mesmas áreas.

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Publicado

03.05.2012

Como Citar

Dias, L. F., Nohara, J. J., & Pio dos Reis, T. da C. (2012). Alimentação, Propagandas e Saúde Infanto-Juvenil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(1), 03–28. https://doi.org/10.5585/remark.v11i1.2302

Edição

Seção

Artigos