Alimentação, Propagandas e Saúde Infanto-Juvenil
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v11i1.2302Palavras-chave:
Propaganda, Ética, Consumo, Televisão, Saúde Infanto-JuvenilResumo
O objetivo central do ensaio é tomar como referência os debates travados em torno da regulamentação da publicidade para crianças e adolescentes. Em termos metodológicos, na medida em que se trata de um ensaio teórico, os debates em questão contemplam os pontos de vista da indústria alimentícia, das associações de anunciantes, do Governo e de organismos que representam o consumidor. E são analisados a partir das discussões sobre ética na propaganda, das representações sociais, dos trabalhos que investigam as influências de personagens e de brindes sobre comportamento de compra e da antropologia nutricional. A discussão proposta no ensaio gira em torno das influências das propagandas nas escolhas alimentares do público infanto-juvenil, e a problemática central consiste em ponderar se tais influências são eticamente justificáveis e se os alimentos consumidos trariam riscos para a saúde, como ganho de peso e obesidade. Os resultados encontrados sugerem que as propagandas influenciam as escolhas alimentares e muitas vezes as direcionam para produtos de qualidade nutricional questionável. DOI: 10.5585/remark.v11i1.2302Downloads
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Publicado
03.05.2012
Como Citar
Dias, L. F., Nohara, J. J., & Pio dos Reis, T. da C. (2012). Alimentação, Propagandas e Saúde Infanto-Juvenil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(1), 03–28. https://doi.org/10.5585/remark.v11i1.2302
Edição
Seção
Artigos