Estou Satisfeito: Um Estudo sobre a Lealdade do Consumidor em Restaurantes Empregando a Escala Dineserv

Autores

  • Carlos Alberto Alves Universidade Anhembi-Morumbi UAM

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3389

Palavras-chave:

Marketing, Hospitalidade, Marketing de Serviços, Lealdade

Resumo

O propósito deste trabalho é investigar a relação entre a qualidade de serviços e a lealdade do consumidor mediada pela satisfação, por meio de um estudo empírico realizado com frequentadores de restaurantes na cidade de São Paulo. Por meio de uma extensiva revisão bibliográfica, duas hipóteses centrais foram formuladas: a) a qualidade de serviços percebida possui relação direta e significante com a lealdade e b) a satisfação é um fator mediador, contribuindo com a relação qualidade de serviço percebida e lealdade do consumidor.  Foi realizada uma pesquisa tipo survey com 444 consumidores que frequentam restaurantes para jantar na cidade de São Paulo, e utilizada a Modelagem de Equação Estrutural, para avaliar as relações entre caminhos e testes de hipóteses. Os resultados apontam para uma relação positiva e significante entre a qualidade percebida em serviços e a lealdade do consumidor e, da mesma forma, foi encontrado que a satisfação possui papel de mediação na relação. Como contribuição gerencial, os resultados deste estudo dão algumas importantes direções aos gestores de restaurantes na formulação de uma estratégia para fornecer uma qualidade de serviço superior aos seus clientes e consumidores. Este estudo se justifica tanto teoricamente como gerencialmente, pois, no Brasil, poucos trabalhos publicados consideram a relação entre a qualidade percebida de serviços e a lealdade do consumidor, mediada pela satisfação no setor de hospitalidade.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Alves, Universidade Anhembi-Morumbi UAM

Professor do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

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Publicado

31.08.2017

Como Citar

Alves, C. A. (2017). Estou Satisfeito: Um Estudo sobre a Lealdade do Consumidor em Restaurantes Empregando a Escala Dineserv. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(3), 334–350. https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3389

Edição

Seção

Artigos