Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v20i1.14590Palavras-chave:
Tecnologia da informação, Usuários de TI, Internet Banking, Mobile Banking, Avaliação da satisfaçãoResumo
Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de medida para avaliar a satisfação dos clientes bancários quanto aos serviços de Internet Banking e Mobile Banking, testando, ainda, a sua aplicabilidade.
Método: O estudo é caracterizado como uma pesquisa diagnóstica, de abordagem quali-quantitativa, com base na metodologia survey. Para a condução do estudo foi estruturada e validada a escala proposta, analisando os dados obtidos pelo uso de técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas. Os dados coletados com a aplicação do instrumento resultaram em uma amostra de 672 usuários.
Originalidade/Relevância: As tecnologias estudadas se tornaram os principais canais de acesso entre as instituições bancárias e os seus clientes. Com isso, o foco no cliente ganhou destaque, visto que eles veem no uso dessas tecnologias maior comodidade, rapidez e personalização dos serviços bancários. Portanto, observando a importância do indivíduo, nesta pesquisa foi abordada a satisfação dos usuários perante as perspectivas psicológicas das teorias da satisfação.
Resultados: O estudo identificou a Satisfação com o serviço bancário online e as Tecnologias per si (Internet Banking e Mobile Banking) como dois fatores que avaliam a satisfação dos clientes bancários com as tecnologias abordadas. Também foi observado que, para os respondentes, a satisfação dos usuários tem sido maior com o uso da Internet Banking do que com o Mobile Banking.
Contribuições Teóricas/Metodológicas: Como contribuições desta pesquisa, pode-se citar a construção de um instrumento de intervenção, que utiliza uma escala válida para medir a satisfação, considerando o nível individual do cliente, ao utilizar-se como base as principais teorias da satisfação da psicologia.
Downloads
Referências
Adams, J. S. (1963). Towards an understanding of inequity. Journal of Abnormal Social Psychology, 67(5), 422-436. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1037/h0040968.
Al-Hawari, A. M. (2014). Does customer sociability matter? Differences in e-quality, e-satisfaction, and e-loyalty between introvert and extravert online banking users. Journal of Services Marketing, 28(7), 538-546. Recuperado de https://doi.org/10.1108/JSM-02-2013-0036.
Amin, M. (2016). Internet banking service quality and its implication on e-customer satisfaction and e-customer loyalty. International Journal of Bank Marketing, 34(3), 280-306. Recuperado de https://doi.org/10.1108/IJBM-10-2014-0139
Asiyanbi, H., Ishola, A. (2018). E-Banking services impact and customer satisfaction in selected bank branches in Ibadan metropolis, Oyo state, Nigeria. Accounting, 4(4), 153-160. Recuperado de https://doi.org/10.5267/J.AC.2018.3.001.
Bergamo, F., Dantas, J., Silva, J.S., Silva, I. (2014). An exploratory analysis of the growth of the Brazilian banking cyberspace. In.: Proceedings of the 11th International Conference on Information Systems and Technology Management. CONTECSI. São Paulo. Recuperado de http://www.contecsi.fea.usp.br/envio/index.php/contecsi/11contecsi/paper/view/837.
Cahaya, Y. F., & Siswanti, I. (2020). Internet banking service quality in Indonesia and its impact on e-customer satisfaction and e-customer loyalty. Management Research Studies Journal, 1(1), 75-83.
Castells, M. (2007). A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura (10a ed). SP: Paz e Terra. Brasil.
Cernev, A., Diniz, E., & Jayo, M. (2009). Emergência da quinta onda de inovação bancária. Anais do Americas Conference on Information Systems, 2009 (AMCIS 2009). Recuperado de http://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1079&context=amcis2009.
Costa, E. G. da., Klein, A. Z. & Vieira, L. M. (2014). Analysis of the use of Mobile and Wireless Information Technology (MWIT) in the beef chain: a case study in the state of Goiás (Brazil). REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 20(1), 140-169. Recuperado de https://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112014000100006.
Davenport, T. H., Marchand, D. A., & Dickson, T. (2004). Dominando a gestão da informação. Porto Alegre: Bookman.
Davis, F. D. (1989). Perceived Usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13(3), 319-340. Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/3969/e582e68e418a2b79c604cd35d5d81de9b35d.pdf
Deloitte (2020). Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2020: ano base 2019. Recuperado de https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/br/Documents/financial-services/Pesquisa-FEBRABAN-Tecnologia-Bancaria-2020.pdf.
Doane, D. P., & Seward, L. E. (2014). Estatística aplicada à administração e economia (4a ed.). Porto Alegre: Bookman.
Espiridião, M. A., & Trad, L.A.B. (2006). Avaliação da satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais. Cadernos de Saúde Pública, 22(6), 1267-1276. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000600016.
Firdous, S., & Farooqi, R. (2017). Impact of Internet Banking Service Quality on Customer Satisfaction. The Journal of Internet Banking and Commerce, 22(1), 1-17.
Fishbein, M. & Ajzen, I. (1975). Belief, attitude, intention and behavior: An introduction to theory and research. Reading, Massachusetts: Addison-Wesley.
Fonseca, C. E. C., Meirelles, F. S., & Diniz, E. H. (2010). Tecnologia bancária no Brasil – Uma história de conquistas, uma visão de futuro. São Paulo: FGV-SP.
Geebren, A., Jabbar, A., & Luo, M. Examining the role of consumer satisfaction within mobile eco-systems: Evidence from mobile banking services. Computers in Human Behavior, 114, 106584. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106584.
Gupta, S., & Chanana, S. (2013). Role of Information Technology in Banking Industry. Global Journal of Enterprise Information System, 5, 19-23. Recuperado de https://doi.org/10.18311/GJEIS%2F2013%2F3141.
Hamidi, H., & Safareeyeh, M. (2019). A model to analyze the effect of mobile banking adoption on customer interaction and satisfaction: A case study of m-banking in Iran. Telematics and Informatics, 38, 166-181. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.tele.2018.09.008.
Hammoud, J., Bizri, R. M., & Baba, I. E. (2018). The Impact of E-Banking Service Quality on Customer Satisfaction: Evidence From the Lebanese Banking Sector. SAGE Open, 8, Recuperado de https://doi.org/10.1177/2158244018790633.
Haron, R., Subar, N. A., & Ibrahim, K. (2020). Service quality of Islamic banks: satisfaction, loyalty and the mediating role of trust. Islamic Economic Studies. Recuperado de https://doi.org/10.1108/IES-12-2019-0041.
Hair, J. F., William, B., Babin, B., & Anderson, R. E. (2009). Análise multivariada de dados (6a ed.). Porto Alegre: Bookman.
Hongyu, K. (2018). Análise Fatorial Exploratória: resumo teórico, aplicação e interpretação. E&S Engineering and Science, 4(7), 88-103. Recuperado de https://doi.org/10.18607/ES201877599.
Hovland, C.I., Harvey, O.J., & Sherif, M. (1957). Assimilation and contrast effects in reactions to communication and attitude change. The Journal of Abnormal and Social Psychology, 55(2), 244-252. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1037/h0048480.
Inácio, S. R. L. da (2008). PEPLEOWARE – Como Trabalhar o Fator Humano nas Implementações de Sistemas Integrados de Informação. Recuperado de http://www.ppq.com.br/artigos/pepleoware-como-trabalhar-o-fator-humano-nas-implementacoes-de-sistemas-integrados-de-informacao.
Karsaklian, E. (2000). Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas.
Keskar, M. Y., & Pandey, N. (2018). Internet banking: a review (2002–2016). Journal of Internet Commerce, 17(3), 310-323. Recuperado de https://doi.org/10.1080/15332861.2018.1451969.
Khan, H. F. (2017). E-banking: Benefits and issues. American Research Journal of Business and Management, 3(1), 1-7.
Khan, M. A., Zubair, S. S., & Malik, M. (2019). An assessment of e-service quality, e-satisfaction and e-loyalty. South Asian Journal of Business Studies. Recuperado de https://doi.org/10.1108/SAJBS-01-2019-0016.
Laurindo, F. J. B., Shimizu, T., Carvalho, M. M. de, & Rabechini, R., Jr. (2001). O papel da tecnologia da informação (ti) na estratégia das organizações. Gestão e Produção, 8(2), 160-179. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2001000200005.
Lawler III, E. (1971). Pay and organizational effectiveness: A psychological view. New York: McGraw-Hill.
Lee, E. J., Kwon, K. N., & Schumann, D. W. (2005). Segmenting the non-adopter category in the diffusion of internet banking. International Journal of Bank Marketing, 23(5), 414-437. Recuperado de https://doi.org/10.1108/02652320510612483.
Leeflang, P. S H., & Wittink, D. R. (2000). Building models for marketing decisions: Past, present and future. International Journal of Research in Marketing, 17, 2-3. Recuperado de http://som.eldoc.ub.rug.nl/FILES/reports/themeF/2000/00F20/00F20.pdf
Linder-Pelz, S. (1982). Toward a Theory of Patient Satisfaction.Social Science and Medicine, 16(5), 577-582. Recuperado de http://psycnet.apa.org/doi/10.1016/0277-9536(82)90311-2
Locke, E. A. (1969). What is job satisfaction? Organizational Behavior and Human Performance, 4, 309-336. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1016/0030-5073(69)90013-0.
Mainetti, S., Jr., Gramani, M. N., & Barros, H. (2014). Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro. RAI - Revista de Administração e Inovação, 11(1), 138-161. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79903.
McClelland, D. The achieving society. New York: Free Press, 1961.
Mehmood, N., Shah, F., Azhar, M., & Rasheed, A. (2014). The factors effecting e-banking usage in Pakistan. Journal of Management Information System and E-commerce, 1(1), 57-94.
Moreira, N., Chaves, M., & Bignetti, B. (2019). Uma análise dos fatores influenciadores para a adoção do Mobile Banking no Brasil. Revista Alcance, 26(3), 279-299. Recuperado de https://doi.org/10.14210/alcance.v26n3%28set%2Fdez%29.p279-299.
Moura, A. C. D., & Gonçalves, C. A. (2005). Modelo de satisfação ACSI modificado no setor de telefonia móvel. Revista de Administração de Empresas, 45(SPE), 72-85. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S0034-75902005000500006.
Moyano, C. A. M., Angnes, D. L., & Corrêa, M. D. (2020). Satisfação dos clientes bancários: uma análise bibliométrica dos artigos acadêmicos publicados na última década. Revista Brasileira de Administração Científica, 11(2), 24-41. Recuperado de http://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0003.
Oliver, R. L. (1980). A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research, 17(4), 460-469. Recuperado de http://www.jstor.org/discover/10.2307/3150499?uid=3737664&uid=2&uid=4&sid=21105400991193.
Oliver, R. L. (1989). Processing of the satisfaction response in consumption: a suggest framework and research propositions. Journal of Consumer Satisfaction/Dissatisfaction and Complaining Behavior, 2, 1-16. Recuperado de http://lilt.ilstu.edu/staylor/csdcb/articles/Volume2/Oliver%201989.pdf
Oliveira, M. P. de, Malagolli, G. A. (2016). Impacto da tecnologia da informação na evolução dos serviços bancários. Revista Interface Tecnológica, 13(1), 39-52. Recuperado de http://159.203.166.88/index.php/interfacetecnologica/article/view/124.
Palvia, P. C. (1997). Developing a model of the global and strategic impact of information technology. Information & Management, 32(5), 229-244. Recuperado de https://doi.org/10.1016/S0378-7206(97)00023-2.
Pacheco, R. C. S., & Tait, T. F. C. (2000). Tecnologia de Informação: Evoluções e Aplicações. Teoria e Evidência Econômica, 8(14), 97-113.
Rawwash, H., Masad, F., Enaizan, O., Eneizan, B., Adaileh, M., Saleh, A., & Almestarihi, R. (2020). Factors affecting Jordanian electronic banking services. Management Science Letters, 10(4), 915-922. Recuperado de https://10.5267/j.msl.2019.10.004.
Raza, S. A., Umer, A., Qureshi, M. A., & Dahri, A. S. (2020). Internet banking service quality, e-customer satisfaction and loyalty: the modified e-SERVQUAL model. The TQM Journal, 32(6), 1443-1466. Recuperado de https://doi.org/10.1108/TQM-02-2020-0019.
Révillion, A. S. P. (1998). Um estudo sobre a satisfação do consumidor com o setor supermercadista em Porto Alegre. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Rodriguez, M.; FERRANTE, A. (1995). A tecnologia de informação e mudança organizacional. Rio de Janeiro: Infobook.
Roesch, S. M. A. (2013). Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração (3a ed.). São Paulo: Atlas S.A.
Shankar, A., & Jebarajakirthy, C. (2019), The influence of e-banking service quality on customer loyalty: A moderated mediation approach. International Journal of Bank Marketing, 37(5), 1119-1142. Recuperado de https://doi.org/10.1108/IJBM-03-2018-0063.
Sherif, M., & Hovland, C. (1961). Social Judgment: Assimilation and Contrast Effects in Communication and attitude change. New Haven, CT: Yale University Press.
Silva, P. P., & Ghisleni, T. (2020). Mobile banking e interatividade: uma análise comparativa dos aplicativos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Disciplinarum Scientia - Série: Ciências Humanas, 21(1), 35-51. Recuperado de https://doi.org/10.37780/dsch.v21n1-004.
Stefano, N. M., & Godoy, L. P. (2013). Satisfação do cliente em serviços bancários. Revista Científica Sustainable Business International Journal, 26, 1-26. Recuperado de http://www.sbijournal.uff.br/index.php/sbijournal/article/view/42/41
Turban, E., Leidner, D., McLean, E., & Wetherbe, J. (2010). Tecnologia da informação para gestão: Transformando os negócios na economia digital (6a ed.). Porto Alegre: Bookman.
Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B. & Davis, F. D. (2003). User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, 27(3), 425-478. Recuperado de https://nwresearch.wikispaces.com/file/view/Venkatesh+User+Acceptance+of+Information
+Technology+2003.pdf
Venkatesh, V., Thong, J. Y. L. & Xu, X. (2012). Consumer acceptance and use of information technology: Extending the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. MIS Quarterly, 36(1), 157-178. Recuperado de https://www.researchgate.net/file.PostFileLoader.html?id=559f53c56225ffd45d8b45b7&assetKey=AS%3A273809968435202%401442292791738.
Xavier Junior, A. E.; Sales, L. B.; Kato, H. T., & Maffezzolli, E. C. F. (2014). A influência da qualidade do e-service bancário na satisfação com o serviço. REBRAE - Revista Brasileira de Estratégia (Impresso), 7, 74-87. Recuperado de https://doi.org/10.7213/REBRAE.07.001.AO05
Zacharias, M. L. B., Figueiredo, K. F., & Almeida, V. M. C. de. (2008). Determinantes da Satisfação dos Clientes com Serviços Bancários. RAE - eletrônica, 7(2). Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482008000200002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 André Andrade Longaray, Tiago Machado Castelli, Claudia Rodrigues Maia, Vilmar Gonçalves Tondolo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 1910
- PDF (English) 1179