Possíveis Ações Regulatórias do Greenwashing e suas Diferentes Influências na Avaliação de Marca e no Julgamento dos Consumidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.14755

Palavras-chave:

Marketing verde, Greenwashing, Ações regulatórias, Influência no consumidor

Resumo

Objetivo: Analisar a influência de duas possíveis ações regulatórias (atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária/CONAR e informação educativa) acerca do greenwashing na resposta dos consumidores, especificamente na avaliação de marca e no julgamento dessa prática.

 Método: Abordagem hipotético-dedutiva, com dois experimentos sequenciais presenciais, ambos com desenho fatorial 2 (embalagem antes e depois da ação do CONAR) x 2 (matéria informativa presente ou não). O primeiro teve 122 respondentes e auxílio de eyetracking, enquanto que o segundo obteve 163 participantes.

 Originalidade/Relevância: Temática de greenwashing ainda é pouco investigada, especialmente referente às suas consequências nos consumidores e, ainda mais, empregando-se procedimento metodológico experimental. O estudo é pioneiro na seleção das variáveis independentes e dependentes, bem como uso do eyetracker.

 Resultados: As influências da educação informativa ao consumidor e da ação do CONAR foram encontradas sobre a avaliação de marca, mas não se mostraram significativamente presentes sobre o julgamento dos consumidores acerca da prática de greewanshing.

 Contribuições teóricas/metodológicas: Avanço teórico no estudo do fenômeno de greenwashing, inclusive agregando evidências empíricas pioneiras no combate a essa prática crescente.

 Contribuições sociais/para a gestão: Ilustração da falta de senso crítico dos respondentes acerca da prática de greenwashing, o que pode assentir com sua crescente adoção por parte das organizações. Também discussão de possíveis ações para combater esse cenário alarmante, com indicações de caminhos eficazes para isso.

Biografia do Autor

Tais Pasquotto Andreoli, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, São Paulo, (Brasil). Professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.

Leandro Leonardo Batista, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP

Doutor do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, São Paulo, (Brasil).

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Publicado

01.01.2020

Como Citar

Andreoli, T. P., & Batista, L. L. (2020). Possíveis Ações Regulatórias do Greenwashing e suas Diferentes Influências na Avaliação de Marca e no Julgamento dos Consumidores. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(1), 29–52. https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.14755

Edição

Seção

Artigos