Possíveis Ações Regulatórias do Greenwashing e suas Diferentes Influências na Avaliação de Marca e no Julgamento dos Consumidores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.14755

Palabras clave:

Marketing verde, Greenwashing, Ações regulatórias, Influência no consumidor

Resumen

Objetivo: Analisar a influência de duas possíveis ações regulatórias (atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária/CONAR e informação educativa) acerca do greenwashing na resposta dos consumidores, especificamente na avaliação de marca e no julgamento dessa prática.

 Método: Abordagem hipotético-dedutiva, com dois experimentos sequenciais presenciais, ambos com desenho fatorial 2 (embalagem antes e depois da ação do CONAR) x 2 (matéria informativa presente ou não). O primeiro teve 122 respondentes e auxílio de eyetracking, enquanto que o segundo obteve 163 participantes.

 Originalidade/Relevância: Temática de greenwashing ainda é pouco investigada, especialmente referente às suas consequências nos consumidores e, ainda mais, empregando-se procedimento metodológico experimental. O estudo é pioneiro na seleção das variáveis independentes e dependentes, bem como uso do eyetracker.

 Resultados: As influências da educação informativa ao consumidor e da ação do CONAR foram encontradas sobre a avaliação de marca, mas não se mostraram significativamente presentes sobre o julgamento dos consumidores acerca da prática de greewanshing.

 Contribuições teóricas/metodológicas: Avanço teórico no estudo do fenômeno de greenwashing, inclusive agregando evidências empíricas pioneiras no combate a essa prática crescente.

 Contribuições sociais/para a gestão: Ilustração da falta de senso crítico dos respondentes acerca da prática de greenwashing, o que pode assentir com sua crescente adoção por parte das organizações. Também discussão de possíveis ações para combater esse cenário alarmante, com indicações de caminhos eficazes para isso.

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Biografía del autor/a

Tais Pasquotto Andreoli, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, São Paulo, (Brasil). Professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.

Leandro Leonardo Batista, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP

Doutor do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, São Paulo, (Brasil).

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Publicado

2020-01-01

Cómo citar

Andreoli, T. P., & Batista, L. L. (2020). Possíveis Ações Regulatórias do Greenwashing e suas Diferentes Influências na Avaliação de Marca e no Julgamento dos Consumidores. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(1), 29–52. https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.14755

Número

Sección

Artigos