Editorial volume 21, número 2 - 2022

Julio Carneiro da Cunha, André Torres Urdan

Resumo


Na academia, 2021 foi mais um ano de desafios pela continuidade de restrições causadas da pandemia. Mas mantivemos a ReMark – Revista Brasileira de Marketing – no seu andamento regular e envidando esforços para mostrar ao exterior sua relevância.

Em 2021, cresceu a quantidade de submissões à ReMark, chegando a 224 manuscritos, sendo 33 deles publicados. Seus autores representam 14 Estados brasileiros, além do Reino Unido, Portugal, Paquistão e Colômbia. Isso mostra a sua atratividade entre brasileiros e gradualmente entre pesquisadores de instituições internacionais.

A ReMark fechou 2021 com o CiteScore do Scopus em 0,4 – avançando frente ao valor de 2020. Na base Spell, o impacto em dois anos sem autocitação alcançou 0,229 para o ano de 2020. As métricas do Google Scholar registram para a ReMark mais de nove mil citações acumuladas, com elevação do impacto de citações desde 2015. São, pois, diversos indicadores de que a ReMark é um periódico consolidado e, na maioria das bases de publicações científicas, em trajetória ascendente.

É fundamental agradecer aos 149 avaliadores que atuaram na ReMark em 2021. Eles são de todas as regiões do Brasil e de fora do país. Tal qual ocorre desde 2019, premiamos cinco avaliadores pelo excelente trabalho prestado à Revista: Dirceu da Silva (UNICAMP, SP), Edvan Cruz Aguiar (UFCG, PB), Evandro Luiz Lopes (UNINOVE / UNIFESP, SP), Luiz Rodrigo Cunha Moura (FUMEC / FPL, MG) e Ricardo Limongi França Coelho (UFG, GO).

Outro agradecimento se destina às editoras associadas atuantes na ReMark em 2021: Natalia Araujo Pacheco (IPAM, Portugal), Taís Pasquotto Andreoli (UNIFESP, SP) e Jussara Goulart Silva (UFU, MG). A experiência com as editoras associadas se mostrou efetiva para ampliar a participação no processo editorial e diminuir o viés de decisão da ReMark a dois editores (Chefe e Científico). Eis um modo mais produtivo e de qualidade para extensa tarefa de avaliação de manuscritos.

Por isso mesmo, a expectativa é lançar um edital para escolha de novos editores associados da ReMark, aberto aos muitos membros da comunidade de Marketing e Comportamento do Consumidor.

Deixamos um muito obrigado pela qualificação e empenho permanente da equipe editorial da UNINOVE: bibliotecária Cristiane Monteiro e assistente editorial Mayara Fioravante. Agradecimento que também fazemos, pelo apoio institucional, ao Prof. Dr. José Eduardo Storopoli e à Profa. Dra. Priscila Rezende da Costa, diretora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE.

O início de 2022 teve a publicação do número especial “‘Which place?’ The Future Pathways of Place Branding”, com nove artigos e um editorial. Foi um excelente resultado liderado pelas convidadas desse especial, as professoras Fabiana Mariutti e Magdalena Florek.

Em 2022, teremos chamada para outro número especial – Marketing, Consumo, Tecnologia e Transformação Digital ­– a ser publicado em 2023. Chamada viabilizada por auxílio financeiro do CNPq (Chamada Nº 15/2021 - Programa Editorial).

 

Desejamos boa leitura a todos!

 

Julio Carneiro da Cunha

André Torres Urdan


Palavras-chave


Editorial; ReMark

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 ReMark - Revista Brasileira de Marketing

Revista Brasileira de Marketing – ReMark

Brazilian Journal of Marketing - BJM

e-ISSN: 2177-5184
https://periodicos.uninove.br/remark

Rev. Bras. Mark. - ReMark ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional