O efeito mediador da orientação para o mercado externo na relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador: o contexto de pequenas e médias empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v23i4.24007

Palavras-chave:

Orientação para o mercado externo, Capacidades de Inovação, Desempenho Exportador, PMEs exportadoras.

Resumo

Objetivo:  Analisar o efeito mediador da orientação para o mercado externo na relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador de pequenas e médias empresas (PMEs).

Método: A pesquisa foi realizada com gestores de áreas correlatas ao marketing de empresas brasileiras exportadoras de alimentos e bebidas. A coleta de dados foi feita por meio de questionário e a amostra final foi composta por 120 empresas de diversas regiões do Brasil. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e o teste de hipóteses foi feito por meio de modelagem de equações estruturais com o auxílio do software SmartPLS®.

Relevância: Considerando os desenvolvimentos recentes na literatura sobre os temas de orientação para o mercado externo, capacidades de inovação e desempenho exportador, o presente estudo busca contribuir para o processo de internacionalização e melhoramento do desempenho internacional das PMEs.

Resultados: Este estudo confirma o efeito mediador completo da orientação para o mercado externo (OME) na relação entre as capacidades de inovação (CI) e o desempenho exportador das PMEs, assim como o efeito positivo direto da CI na OME e o efeito positivo direto da OME no desempenho exportador. Na presença da OME, o efeito positivo direto da CI no desempenho exportador não aconteceu.

Contribuições teóricas: O presente estudo contribui teoricamente ao identificar que o conhecimento de mercado externo, proveniente da OME, fortalece a relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador de PMEs.

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Biografia do Autor

Paola Tramontin Marques, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Administração na UFPR e pesquisadora de Estratégias de Marketing 

Simone Regina Didonet, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Doutora associada na UFPR e pesquisadora de Estratégias de Marketing 

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Publicado

09.12.2024

Como Citar

Marques, P. T., & Didonet, S. R. (2024). O efeito mediador da orientação para o mercado externo na relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador: o contexto de pequenas e médias empresas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 23(4), 1595–1664. https://doi.org/10.5585/remark.v23i4.24007

Edição

Seção

Artigos