O efeito mediador da orientação para o mercado externo na relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador: o contexto de pequenas e médias empresas
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v23i4.24007Palavras-chave:
Orientação para o mercado externo, Capacidades de Inovação, Desempenho Exportador, PMEs exportadoras.Resumo
Objetivo: Analisar o efeito mediador da orientação para o mercado externo na relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador de pequenas e médias empresas (PMEs).
Método: A pesquisa foi realizada com gestores de áreas correlatas ao marketing de empresas brasileiras exportadoras de alimentos e bebidas. A coleta de dados foi feita por meio de questionário e a amostra final foi composta por 120 empresas de diversas regiões do Brasil. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e o teste de hipóteses foi feito por meio de modelagem de equações estruturais com o auxílio do software SmartPLS®.
Relevância: Considerando os desenvolvimentos recentes na literatura sobre os temas de orientação para o mercado externo, capacidades de inovação e desempenho exportador, o presente estudo busca contribuir para o processo de internacionalização e melhoramento do desempenho internacional das PMEs.
Resultados: Este estudo confirma o efeito mediador completo da orientação para o mercado externo (OME) na relação entre as capacidades de inovação (CI) e o desempenho exportador das PMEs, assim como o efeito positivo direto da CI na OME e o efeito positivo direto da OME no desempenho exportador. Na presença da OME, o efeito positivo direto da CI no desempenho exportador não aconteceu.
Contribuições teóricas: O presente estudo contribui teoricamente ao identificar que o conhecimento de mercado externo, proveniente da OME, fortalece a relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador de PMEs.
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