Análise dos fatores que influenciam o sucesso do marketing relacional em bibliotecas universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v23i3.25269

Palavras-chave:

marketing relacional, satisfação, fidelização, bibliotecas universitárias

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar as principais dimensões do marketing relacional com maior impacto na satisfação e fidelização dos utilizadores de bibliotecas universitárias.

Desenho/ metodologia/ abordagem: Foi realizado um estudo quantitativo. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, dirigido aos utilizadores de quatro bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa, do qual resultou um total de 292 respostas válidas. A dimensão da amostra necessária para a realização deste estudo foi calculada com base na calculadora Soper de Daniel. O software Statistical Package for Social Sciences (SPSS 27.0) e os métodos de equações estruturais foram utilizados para testar o modelo proposto.

Originalidade: Este estudo contribui para a literatura existente ao examinar as dimensões específicas do marketing relacional que são mais influentes no contexto das bibliotecas universitárias. Embora pesquisas anteriores tenham explorado o marketing relacional em vários contextos, este estudo centra-se no ambiente único das bibliotecas universitárias, fornecendo assim novas perspetivas para aumentar a satisfação e promover a fidelização entre os utilizadores da biblioteca.

Conclusões: Os resultados mostram que as dimensões do marketing relacional que mais contribuem para a satisfação e fidelização dos utilizadores são: "comportamento relacional", "compreensão das necessidades" e "qualidade dos serviços". Além disso, o estudo identifica uma relação positiva entre a satisfação e a fidelização dos utilizadores, salientando o papel fundamental do marketing relacional na promoção da fidelização dos utilizadores a longo prazo no contexto das bibliotecas universitárias.

Contributos teóricos/ metodológicos: Aumento do conhecimento científico por meio da validação de um modelo de marketing relacional, através do qual se evidenciam as suas implicações para a gestão de bibliotecas universitárias.

Implicações práticas: A compreensão das principais dimensões do marketing relacional que têm impacto na satisfação e fidelização dos utilizadores permite aos gestores das bibliotecas adaptarem as suas estratégias e serviços para motivarem e atraírem os utilizadores para os seus espaços e para melhor satisfazerem as suas necessidades.

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Biografia do Autor

Elisabeth Figueiredo , Universidade Católica Portuguesa - UCP, Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde

Mestre em Gestão

Paulo Almeida Pereira, Universidade Católica Portuguesa - UCP, Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde

PhD Doutoramento em Química

Célia Ribeiro, Universidade Católica Portuguesa - UCP, Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde

PhD Doutoramento em Psicologia

Clotilde Passos, Universidade Católica Portuguesa - UCP, Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde

PhD Doutoramento em Gestão

Joaquim Antunes, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu

PhD Doutoramento em Gestão

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Publicado

26.07.2024

Como Citar

Figueiredo , E., Almeida Pereira, P., Ribeiro, C., Passos, C., & Antunes, J. (2024). Análise dos fatores que influenciam o sucesso do marketing relacional em bibliotecas universitárias. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 23(3), 1202–1276. https://doi.org/10.5585/remark.v23i3.25269

Edição

Seção

Artigos