Análise dos fatores que influenciam o sucesso do marketing relacional em bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v23i3.25269Palavras-chave:
marketing relacional, satisfação, fidelização, bibliotecas universitáriasResumo
Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar as principais dimensões do marketing relacional com maior impacto na satisfação e fidelização dos utilizadores de bibliotecas universitárias.
Desenho/ metodologia/ abordagem: Foi realizado um estudo quantitativo. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, dirigido aos utilizadores de quatro bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa, do qual resultou um total de 292 respostas válidas. A dimensão da amostra necessária para a realização deste estudo foi calculada com base na calculadora Soper de Daniel. O software Statistical Package for Social Sciences (SPSS 27.0) e os métodos de equações estruturais foram utilizados para testar o modelo proposto.
Originalidade: Este estudo contribui para a literatura existente ao examinar as dimensões específicas do marketing relacional que são mais influentes no contexto das bibliotecas universitárias. Embora pesquisas anteriores tenham explorado o marketing relacional em vários contextos, este estudo centra-se no ambiente único das bibliotecas universitárias, fornecendo assim novas perspetivas para aumentar a satisfação e promover a fidelização entre os utilizadores da biblioteca.
Conclusões: Os resultados mostram que as dimensões do marketing relacional que mais contribuem para a satisfação e fidelização dos utilizadores são: "comportamento relacional", "compreensão das necessidades" e "qualidade dos serviços". Além disso, o estudo identifica uma relação positiva entre a satisfação e a fidelização dos utilizadores, salientando o papel fundamental do marketing relacional na promoção da fidelização dos utilizadores a longo prazo no contexto das bibliotecas universitárias.
Contributos teóricos/ metodológicos: Aumento do conhecimento científico por meio da validação de um modelo de marketing relacional, através do qual se evidenciam as suas implicações para a gestão de bibliotecas universitárias.
Implicações práticas: A compreensão das principais dimensões do marketing relacional que têm impacto na satisfação e fidelização dos utilizadores permite aos gestores das bibliotecas adaptarem as suas estratégias e serviços para motivarem e atraírem os utilizadores para os seus espaços e para melhor satisfazerem as suas necessidades.
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