O Jogo do Desvio: o Desvio do Padrão de Beleza Pode Tornar-se Atraente? Uma Perspectiva da Idade

Authors

  • Marisol Rodriguez Goia EBAPE-FGV e UFRJ
  • Mariana Braga de Lima EBAPE-FGV
  • Lucia Salmonson Guimarães Barros EPPEN-Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3754

Keywords:

Indústria da Beleza. Prática do Marketing. Padrões de Beleza. Envelhecimento. Transformação Social.

Abstract

Objetivo: O objetivo deste artigo é explorer qualitativamente as possibilidades de amplificar as representações femininas na propaganda e em outras formas de comunicação que envolvem mulheres maduras pela indústria da beleza.

Método: Entrevistamos mulheres de 40 anos ou mais e líderes de empresas de beleza brasileiras e multinacionais. Também rodamos um experiment em forma de questionário, testando a persuasão de um anúncio de moda.

Principais resultados: Os consumidores são persuadidos por propaganda que mostram mulheres maduras, mas os representantes da indústria são céticos em relação ao apelo comercial dessas imagens.

Contribuições: As práticas usuais de comunicação e marketing de empresas líderes não são baseadas na lógica de co-criação. Essas empresas parecem não ter suas práticas proeminentemente orientadas para o consumidor.

Relevância/Originalidade: Padrões de beleza e o conteúdo da comunicação e do marketing devem ser entendidos sob uma configuração social e política que pertence ao campo organizacional das indústrias de moda e de cosméticos contemporâneas. As práticas de marketing são orientadas por relações de poder e prestígio e pelos valores e normas que são compartilhados neste campo.

Implicações Gerenciais: É possível amplificar os padrões de beleza e, ao fazer isso, attender às aspirações das mulheres maduras.

Downloads

Author Biographies

Marisol Rodriguez Goia, EBAPE-FGV e UFRJ

Professora colaboradora na EBAPE-FGV e professora substituta no departamento de sociologia da UFRJ

Mariana Braga de Lima, EBAPE-FGV

Mestre em administração

Lucia Salmonson Guimarães Barros, EPPEN-Unifesp

Professora Adjunta

Published

2018-09-10

How to Cite

Goia, M. R., de Lima, M. B., & Barros, L. S. G. (2018). O Jogo do Desvio: o Desvio do Padrão de Beleza Pode Tornar-se Atraente? Uma Perspectiva da Idade. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 459–471. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3754
Views
  • Abstract 685
  • PDF/INGLÊS (Português (Brasil)) 323