O Jogo do Desvio: o Desvio do Padrão de Beleza Pode Tornar-se Atraente? Uma Perspectiva da Idade
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3754Keywords:
Indústria da Beleza. Prática do Marketing. Padrões de Beleza. Envelhecimento. Transformação Social.Abstract
Objetivo: O objetivo deste artigo é explorer qualitativamente as possibilidades de amplificar as representações femininas na propaganda e em outras formas de comunicação que envolvem mulheres maduras pela indústria da beleza.
Método: Entrevistamos mulheres de 40 anos ou mais e líderes de empresas de beleza brasileiras e multinacionais. Também rodamos um experiment em forma de questionário, testando a persuasão de um anúncio de moda.
Principais resultados: Os consumidores são persuadidos por propaganda que mostram mulheres maduras, mas os representantes da indústria são céticos em relação ao apelo comercial dessas imagens.
Contribuições: As práticas usuais de comunicação e marketing de empresas líderes não são baseadas na lógica de co-criação. Essas empresas parecem não ter suas práticas proeminentemente orientadas para o consumidor.
Relevância/Originalidade: Padrões de beleza e o conteúdo da comunicação e do marketing devem ser entendidos sob uma configuração social e política que pertence ao campo organizacional das indústrias de moda e de cosméticos contemporâneas. As práticas de marketing são orientadas por relações de poder e prestígio e pelos valores e normas que são compartilhados neste campo.
Implicações Gerenciais: É possível amplificar os padrões de beleza e, ao fazer isso, attender às aspirações das mulheres maduras.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
- Abstract 685
- PDF/INGLÊS (Português (Brasil)) 323