A Emergência da Ética da Sustentabilidade e a Responsabilidade dos Meios de Comunicação na Sociedade de Consumo

Autores/as

  • Rogério Bianchi de Araujo UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v6i2.1190

Palabras clave:

Comunicação. Conscientização. Desenvolvimento. Meio ambiente. Sustentabilidade.

Resumen

Neste artigo, discutir-se-á o desenvolvimento sustentável e a importância de se pensar a causa ambiental de forma mais crítica, com o intuito de criar modelos de desenvolvimento que considerem a sustentabilidade e a preservação ambiental para as futuras gerações. É imprescindível a participação de toda a sociedade nesse debate. A formulação de novos hábitos que não comprometam a subsistência e a consciência da real possibilidade da autodestruição deve ser estudada e problematizada, constituindo-se em propósitos desafiadores, que destacam a relevância e o dever moral dos meios de comunicação para instaurar uma nova ética e uma nova maneira de compreender a realidade e divulgar o impacto dessa diferente percepção na vida humana. Daí a exigência de uma postura comprometida não mais com um desenvolvimento a qualquer custo, mas com um paradigma alternativo que entenda a biosfera como a base da vida social, levando-se em conta que, nesses ecossistemas, a espécie humana é apenas uma das muitas que vivem em relação de interdependência.

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Biografía del autor/a

Rogério Bianchi de Araujo, UNINOVE, São Paulo

Mestre em Filosofia Social – PUC-Camp; Professor de filosofia e sociologia – Unip; Imes.

Publicado

2008-08-12

Cómo citar

Araujo, R. B. de. (2008). A Emergência da Ética da Sustentabilidade e a Responsabilidade dos Meios de Comunicação na Sociedade de Consumo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 6(2), 117–124. https://doi.org/10.5585/remark.v6i2.1190

Número

Sección

Artigos