A Influência do País de Origem na Escolha de Marcas Desconhecidas: Uma Investigação sobre os Atributos de Marca de Materiais Esportivos.

Autores/as

  • Franklin de Souza Meirelles ESPM
  • Vivian Iara Strehlau ESPM
  • Evandro Luiz Lopes UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.3000

Palabras clave:

País de Origem, Atributos de marca, Comportamento do consumidor, Patrocínio.

Resumen

O artigo traz uma análise sobre a influência do País de Origem em conjunto com outros atributos de marca, tais como elementos de marca (Nome/Logo), tempo de atuação no mercado e utilização da marca para patrocínio de entidades. Utilizando uma marca desconhecida de materiais esportivos estrangeira como objeto, realizou-se um experimento online com consumidores brasileiros buscando entender como esses atributos influenciam a intenção de compra, a atitude e a qualidade percebida do público. O País de Origem apresentou efeito parcial nas variáveis de decisão e os demais atributos foram considerados irrelevantes, tendo sido o envolvimento com esportes e materiais esportivos uma variável moderadora que reduziu o efeito do País de Origem nas escolhas dos consumidores. 

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Publicado

2016-03-30

Cómo citar

Meirelles, F. de S., Strehlau, V. I., & Lopes, E. L. (2016). A Influência do País de Origem na Escolha de Marcas Desconhecidas: Uma Investigação sobre os Atributos de Marca de Materiais Esportivos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(1), 57–70. https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.3000