Plano de Marketing Social para a Promoção da Saúde: Desenvolvimento de Políticas de Saúde Pública Orientada ao “Cliente”.
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v15i2.2907Palabras clave:
Marketing Social, Promoção da Saúde, Saúde Pública, Mudança SocialResumen
Este artigo tem o objetivo de introduzir e explicar um plano (ou modelo) para orientar o planejamento e a execução de campanhas de saúde por meio do Marketing Social. O modelo baseia-se nos princípios de Marketing Social e tem como propósito auxiliar os profissionais da área pública a desenvolver um plano de ação a partir de etapas para elaborar campanhas de saúde para alcançar o objetivo final, que é a mudança de comportamento. O plano de Marketing Social é uma opção para introduzir uma orientação ao “cliente” por meio do Marketing integrado com o propósito de promover a satisfação do “consumidor” por meio da mudança de comportamento na saúde pública. Por um lado, a prevenção e promoção da saúde à mais barata ao Estado; por outro, é mais complexo. Estes pesquisadores definiram três níveis: (i) diagnóstico do problema social; (ii) desenho dos benefícios e da mudança social; e (iii) definição do composto de Marketing Social. Este plano de Marketing Social é uma alternativa para introduzir a orientação ao cliente apoiado por Marketing Integrado em campanhas de saúde. Portanto o Marketing Social surge como uma apropriada ferramenta de abordagem a ser aplicada no setor público e na promoção da saúde.
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Número
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10.1007/s12208-024-00424-7
10.11606/s1518-8787.2023057005410
10.1590/1982-4327e3306
10.31876/rcs.v29i1.39754
10.5585/remark.v18i1.3842
10.5585/bmj.v17i6.3537
- Resumen 870
- PDF (Português (Brasil)) 2353