Consumidor de Dispositivos Eletrônicos Portáteis: O Efeito Moderador do Perfil do Adotante na Intenção de Compra

Autores/as

  • Washington Romão dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcos Paulo Valadares de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3382

Palabras clave:

Valor percebido, Perfil do adotante, Intenção de compra, Produtos eletrônicos portáteis.

Resumen

Considerando o crescimento constante observado nos últimos anos dos dispositivos eletrônicos enquanto facilitadores de transações comerciais, sobretudo no segmento B2C, com o objetivo de melhor compreender as relações entre a percepção de valor e a efetiva aquisição de um produto ou serviço pelo consumidor, este paper apresenta os resultados de um estudo que explora o perfil do adotante de inovações como possível moderador na relação entre o Valor Percebido e a Intenção de Compra de produtos eletrônicos portáteis (smartphones, tablets, ultrabooks e leitores de e-books). Trata-se de uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 350 respondentes coletada por snowball sampling no Facebook e posteriormente avaliada por meio da Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os resultados confirmam a relação do Valor Percebido na Intenção de Compra além de sustentar a influência moderadora do Perfil do Adotante sobre essa relação. Dentre as variáveis antecedentes relacionadas à adoção de tecnologia, vale destacar que a Facilidade de Uso Percebida, a Complexidade Percebida e o Risco Percebido não apresentaram efeito significativo sobre o Valor Percebido. Por fim, os resultados da pesquisa indicam que as organizações devem procurar desenvolver ações de acordo com os diferentes perfis de consumidor. 

Descargas

Biografía del autor/a

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Prefessora do programa de pós-graduação em Administração (Ufes)

Marcos Paulo Valadares de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Prefessor do programa de pós-graduação em Administração (Ufes)

Publicado

2016-11-25

Cómo citar

dos Santos, W. R., Carneiro, T. C. J., & de Oliveira, M. P. V. (2016). Consumidor de Dispositivos Eletrônicos Portáteis: O Efeito Moderador do Perfil do Adotante na Intenção de Compra. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(4), 496–511. https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3382
Crossref
0
Scopus
0
Visualizaciones
  • Resumen 306
  • PDF (Português (Brasil)) 324