O Papel da Alfabetização Financeira e do Cartão de Crédito no Endividamento dos Consumidores Brasileiros

Autores/as

  • Rosimara Donadio FEA/USP
  • Milton de Abreu Campanario Uninove
  • Armênio de Sousa Rangel Rangel USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i1.2281

Palabras clave:

alfabetização financeira, cartão de crédito, endividamento, divida, consumidor.

Resumen

O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão teórica sobre a influência do nível de alfabetização financeira e do cartão de crédito sobre o endividamento do consumidor brasileiro. Nos últimos anos, o crescimento do endividamento da população brasileira bateu recordes e a maior parte das dívidas refere-se aos gastos com cartão de crédito. Vários podem ser os fatores que influenciam esse fenômeno: o baixo grau de alfabetização financeira, a disseminação do cartão de crédito e sua respectiva facilidade de uso, a popularização da oferta de crédito, dentre outros. O endividamento gera severas conseqüências pessoais, econômicas e sociais. DOI: 10.5585/remark.v11i1.2281

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Biografía del autor/a

Rosimara Donadio, FEA/USP

Doutoranda em Administração de Empresas pela Univerisidade Nove de Julho, Mestre Bacharek em Economia na FEA-USP. Faz parte do Corpo Docente da graduação e pós-graduação da Uninove, do MBA em Finanças do Insper-IBMEC e da ANBIMA (Cursos Latu Sensu e Cursos abertos).

Publicado

2012-05-03

Cómo citar

Donadio, R., Campanario, M. de A., & Rangel, A. de S. R. (2012). O Papel da Alfabetização Financeira e do Cartão de Crédito no Endividamento dos Consumidores Brasileiros. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(1), 75–93. https://doi.org/10.5585/remark.v11i1.2281