Características do Marketing Moderno e Pós-Moderno Relativas ao Comportamento do Consumidor: Análise Crítica das Estratégias de Posicionamento Propostas pela Teoria do Meeting Points
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2160Palabras clave:
Globalização, Marketing Pós-Moderno, Meeting PointsResumen
Em decorrência dos avanços vertiginosos nos campos da tecnologia da informação e nos processos de comunicação, e do fenômeno da globalização dos mercados, as teorias tradicionais do comportamento do consumidor encontram dificuldades em explicar satisfatoriamente os mecanismos do mercado, mormente nos conceitos relacionados à segmentação do mercado e nos grupos de referência. Desde a década de 30, quando o marketing passou a constituir disciplina autônoma em relação à teoria da administração, surgiram inúmeras concepções referentes ao emprego das teorias modernas e pós-modernas relativas às estratégias de posicionamento presentes na busca pluralista pelo comportamento do consumidor em nossa contemporaneidade. Por meio de pesquisa de natureza qualitativa e amostra por conveniência com os associados da ADVB/FBM e participantes do Encontro de Profissionais de Marketing, realizado em São Paulo, buscou-se avaliar a pertinência de uma das teorias pós-modernas, fundamentada solidamente em termos teóricos: a teoria dos Meeting Points. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a aplicação de questionário com questões estruturadas, tendo como base as treze assertivas de Gerken que foram convertidas em treze afirmações pontuais como variáveis componentes. Os resultados da pesquisa de campo conduziram para a variável latente que aponta para a não concordância dos profissionais pesquisados em relação aos preceitos apresentados e, consequentemente, a não pertinência das estratégias de posicionamento proposta pela teoria do Meeting Points em relação à prática efetiva no mercado. DOI: 10.5585/remark.v9i2.2160Descargas
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Publicado
2010-10-06
Cómo citar
Bazanini, R., & Zanuto, R. (2010). Características do Marketing Moderno e Pós-Moderno Relativas ao Comportamento do Consumidor: Análise Crítica das Estratégias de Posicionamento Propostas pela Teoria do Meeting Points. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(2), 59–84. https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2160
Número
Sección
Artigos