Imposição de práticas de consumo no espaço público: um estudo sobre o ciclismo urbano
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v20i1.16864Palabras clave:
Espaço público, Ideologia dominante, Ciclismo urbano.Resumen
Objetivo: A pesquisa busca entender como as práticas de consumo realizadas em espaços públicos pelos consumidores pertencentes à ideologia dominante (entidade de grande escala) impõem seus interesses em detrimento dos demais consumidores (entidades de pequena escala).
Método: Os dados da pesquisa qualitativa foram coletados no contexto do ciclismo urbano por meio de entrevistas em profundidade e observação sendo analisados de forma hermenêutica.
Originalidade/Relevância: O espaço público deveria ser democrático, igualitário e acessível a todos, entretanto, sendo o espaço o produto das relações sociais, ele revela os interesses de ideologias dominantes que emergem dos cidadãos, empresas e governantes.
Resultados: A estrutura de dominação da ideologia baseada no consumo de carbono como combustível para os meios de transporte é revelada pelas estratégias de imposição das práticas de consumo do ciclistas urbanos no uso do espaço público da cidade por meio da (1) restrição de uso do espaço público e (2) ameaça física. Os ciclistas urbanos, por sua vez, (3) naturalizam as arbitrariedades praticadas pelos consumidores participantes da ideologia de consumo dominante, internalizando as regras culturais tácitas de dominação para se adaptarem ao contexto social.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo amplia a discussão sobre formas de imposição de entidades de grande escala em relação à entidades de pequena escala no espaço público, colocando luz nos processos de dominação que acontecem por meio de práticas de consumo que restringem e limitam as formas de uso e consumo de um tipo de espaço que todos os cidadãos são legalmente autorizados a utilizar.
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