Fatores de Motivação no Consumo de Itens de Luxo
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3719Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor. Consumo de Itens de Luxo. Consumidor Jovem Brasileiro.Resumo
Objetivo: Identificar a interdependência entre os fatores de motivação internos e os fatores de motivação externos com a intenção de consumo por status de itens de luxo por jovens brasileiros.
Metodologia: Pesquisa descritiva e quantitativa, de uma amostra não probabilística por acessibilidade e conveniência, de 644 respondentes, com resultados obtidos através de análise de variância (ANOVA), regressão stepwise e regressão linear múltipla.
Principais Resultados: Encontrou evidências de que existe interdependência entre os fatores de motivação internos e os de motivação externos com o consumo por status de produtos de luxo pelos jovens brasileiros. As variáveis testadas mostraram-se estatisticamente significantes (5%) para explicar a variável dependente - exceto hedonismo e adesão (quando na presença dos fatores em conjunto). A interdependência se mostrou mais expressiva quando os fatores internos estavam na presença dos fatores externos.
Contribuições Teóricas: Aprimorar a compreensão sobre os fatores que levam à decisão de compra de produtos de luxo por jovens brasileiros.
Relevância/originalidade: Abordar a influência da interdependência entre os fatores de motivação internos e os de motivação externos sobre a intenção de compra de jovens brasileiros.
Implicações para gestão: Seus resultados contribuem para aprimorar as estratégias de marketing para produtos de luxo para jovens brasileiros.