Fatores de Motivação no Consumo de Itens de Luxo

Autores/as

  • Neidy Aparecida Christo Pereira Fucape Business School
  • Arilda Teixeira Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3719

Palabras clave:

Comportamento do Consumidor. Consumo de Itens de Luxo. Consumidor Jovem Brasileiro.

Resumen

 

Objetivo: Identificar a interdependência entre os fatores de motivação internos e os fatores de motivação externos com a intenção de consumo por status de itens de luxo por jovens brasileiros.

Metodologia: Pesquisa descritiva e quantitativa, de uma amostra não probabilística por acessibilidade e conveniência, de 644 respondentes, com resultados obtidos através de análise de variância (ANOVA), regressão stepwise e regressão linear múltipla.

Principais Resultados: Encontrou evidências de que existe interdependência entre os fatores de motivação internos e os de motivação externos com o consumo por status de produtos de luxo pelos jovens brasileiros. As variáveis testadas mostraram-se estatisticamente significantes (5%) para explicar a variável dependente - exceto hedonismo e adesão (quando na presença dos fatores em conjunto). A interdependência se mostrou mais expressiva quando os fatores internos estavam na presença dos fatores externos.

Contribuições Teóricas: Aprimorar a compreensão sobre os fatores que levam à decisão de compra de produtos de luxo por jovens brasileiros.

Relevância/originalidade: Abordar a influência da interdependência entre os fatores de motivação internos e os de motivação externos sobre a intenção de compra de jovens brasileiros.

Implicações para gestão: Seus resultados contribuem para aprimorar as estratégias de marketing para produtos de luxo para jovens brasileiros.

 

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Biografía del autor/a

Neidy Aparecida Christo Pereira, Fucape Business School

Mestre em Administração

Arilda Teixeira, Fucape Business School

Doutora em Economia

Publicado

2018-05-28

Cómo citar

Pereira, N. A. C., & Teixeira, A. (2018). Fatores de Motivação no Consumo de Itens de Luxo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(3), 401–414. https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3719