Reflexão sobre o pensamento complexo e o conhecimento relacionado à doença arterial coronária

Autores

  • Ana Lúcia da Silva UNINOVE, São Paulo
  • Maria Helena Trench Ciampone USP, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v1i0.169

Palavras-chave:

complexidade, Ciência da Saúde, Cardiologia, doença arterial coronária, tecnologia em saúde.

Resumo

As autoras discutem o conceito de pensamento complexo e sua inserção na grande área das Ciências da Saúde, mais especificamente a Cardiologia. Procuram refletir sobre a importância da complexidade inerente ao ser humano, tal como compreendida por Edgar Morin, valorizando simultaneamente o todo – aspectos físicos, biológicos, psíquicos, culturais, sociais e históricos, em detrimento da fragmentação. Esta mesma forma de refletir é transferida para o conhecimento acumulado da Cardiologia ao longo de cinco milênios, desejando que esse conhecimento seja compreendido em suas inter-relações em benefício do ser humano complexo que somos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia da Silva, UNINOVE, São Paulo

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela USP. Pesquisadora Científica - III do Instituto de Saúde da Secretaria de Saúde - SP. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Membro do NIIC - Núcleo Interinstitucional de Investigação da Complexidade da UNINOVE.

Maria Helena Trench Ciampone, USP, São Paulo

Enfermeira. Doutora em Psicologia e Livre-Docente em Enfermagem - USP. Docente do curso de graduação em Enfermagem e Pós-Graduação senso-strictu da Escola de Enfermagem - USP.

Downloads

Publicado

02.01.2008

Como Citar

1.
Silva AL da, Ciampone MHT. Reflexão sobre o pensamento complexo e o conhecimento relacionado à doença arterial coronária. Cons. Saúde [Internet]. 2º de janeiro de 2008 [citado 17º de julho de 2024];1:41-6. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/169

Edição

Seção

Ensaios