Percepção dos pais sobre hábitos de sono de seus filhos – estudo piloto

Kadma Karenina Damasceno Soares, Dirceu Costa, Évelim L. Freitas Dantas Gomes, Thiago Rodrigues de Araújo, José Antônio da Silva Junior, Sandra Kalil Bussadori

Resumo


Introdução: O sono normal varia ao longo do desenvolvimento humano, sendo uma função biológica fundamental na qualidade de vida do homem. Quando ocorrem distúrbios do sono, esses são, muitas vezes, subdiagnosticados, podendo ser identificados por meio de questionários específicos, que são ferramentas de avaliação autoaplicável, as quais podem identificar sintomas dessa anomalia e possuem baixo custo. Objetivo: Avaliar a percepção dos pais ou responsáveis quanto à existência de eventuais sintomas de distúrbios do sono em seus filhos. Métodos: Foi aplicado o questionário do sono em 65 pais ou responsáveis de crianças com idade entre 2 e 16 anos, atendidas na Clínica de Odontopediatria da Uninove. Resultados: Do total da amostra, 35% apresentaram alguma doença respiratória e dentre os distúrbios do sono encontrados, verificou-se alta incidência de insônia. Conclusão: Constatou-se que a maioria dos pais ou responsáveis, aparentemente, desconhece o que são distúrbios do sono.

Palavras-chave


Criança; Distúrbios do sono; Insônia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i4.2428

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.