Avaliação do consumo semanal de fibras alimentares por idosos residentes em um abrigo

Autores

  • Renata de Lima Salcedo UNINOVE, São Paulo
  • Sandra Emi Kitahara UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v3i0.318

Palavras-chave:

Alimentos funcionais. Consumo. Fibra alimentar. Idosos.

Resumo

Cada vez mais os alimentos vêm adquirindo grande importância, tendo em vista o elevado gasto, por parte dos órgãos públicos, para a manutenção da saúde da população. Diante dos novos conceitos de nutrição, os alimentos servem não apenas para saciar a fome e fornecer energia ao organismo, mas também para prevenir o desenvolvimento de doenças típicas da vida moderna. Nesse contexto, entram em cena os chamados alimentos funcionais. As fibras encontradas em leguminosas, cereais integrais e seus derivados, frutas, hortaliças e raízes estão no rol desses alimentos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o consumo de fibras na dieta oferecida a um grupo de idosos moradores de um abrigo. Observou-se que a ingestão de fibras está abaixo do recomendado pela American Dietetic Association (ADA) e que o grupo das leguminosas foi o que mais contribuiu para a reversão desse quadro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Lima Salcedo, UNINOVE, São Paulo

Nutricionista

Sandra Emi Kitahara, UNINOVE, São Paulo

Mestre em Ciência dos Alimentos – FCF/USP; Engenheira de Alimentos – FEA/UNICAMP; Professora dos cursos de Farmácia e Bioquímica e de Nutrição – UNINOVE.

Downloads

Publicado

09.01.2008

Como Citar

1.
Salcedo R de L, Kitahara SE. Avaliação do consumo semanal de fibras alimentares por idosos residentes em um abrigo. Cons. Saúde [Internet]. 9º de janeiro de 2008 [citado 17º de julho de 2024];3:59-64. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/318

Edição

Seção

Artigos