Conhecimento dos estudantes universitários sobre o hábito de fumar como desencadeador da hipertensão arterial sistêmica (HAS)

Áurea Bianchi Leonardo, Kelly dos Santos Ferro, Maria da Penha Monteiro Oliva

Resumo


A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença de causa multifatorial crônica, freqüentemente associada a alterações metabólicas e hormonais e a fenômenos tróficos que, pelo grau de recorrência, constituem verdadeira síndrome clínica. A prevalência da HAS é alta, prevendo-se que de 15 a 20% da população brasileira adulta, com idade superior a 18 anos, pode ser acometida pela doença (SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, 1998). Com esta pesquisa buscamos avaliar o conhecimento de estudantes de uma instituição de ensino superior privada, localizada na Zona Norte de São Paulo (SP), em relação ao fumo como desencadeador da HAS. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva, realizada com base em questionário aplicado a jovens de ambos os sexos. Concluiu-se que os pesquisados sabem que o fumo causa HAS, mas que seus malefícios ainda são mais atribuídos ao câncer.

Palavras-chave


Doenças cardiovasculares. Fumo. Hipertensão arterial sistêmica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v5i1.425

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2006 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.