Conhecimento dos estudantes universitários sobre o hábito de fumar como desencadeador da hipertensão arterial sistêmica (HAS)

Autores

  • Áurea Bianchi Leonardo UNINOVE, São Paulo
  • Kelly dos Santos Ferro UNINOVE, São Paulo
  • Maria da Penha Monteiro Oliva UNIFESP, UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v5i1.425

Palavras-chave:

Doenças cardiovasculares. Fumo. Hipertensão arterial sistêmica.

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença de causa multifatorial crônica, freqüentemente associada a alterações metabólicas e hormonais e a fenômenos tróficos que, pelo grau de recorrência, constituem verdadeira síndrome clínica. A prevalência da HAS é alta, prevendo-se que de 15 a 20% da população brasileira adulta, com idade superior a 18 anos, pode ser acometida pela doença (SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, 1998). Com esta pesquisa buscamos avaliar o conhecimento de estudantes de uma instituição de ensino superior privada, localizada na Zona Norte de São Paulo (SP), em relação ao fumo como desencadeador da HAS. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva, realizada com base em questionário aplicado a jovens de ambos os sexos. Concluiu-se que os pesquisados sabem que o fumo causa HAS, mas que seus malefícios ainda são mais atribuídos ao câncer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17.01.2008

Como Citar

1.
Leonardo Áurea B, Ferro K dos S, Oliva M da PM. Conhecimento dos estudantes universitários sobre o hábito de fumar como desencadeador da hipertensão arterial sistêmica (HAS). Cons. Saúde [Internet]. 17º de janeiro de 2008 [citado 17º de julho de 2024];5(1):27-34. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/425

Edição

Seção

Artigos