Efeitos do Pilates na resistência muscular, flexibilidade e equilíbrio de mulheres jovens

Lais Campos de Oliveira, Deise Aparecida de Almeida Pires-Oliveira, Rodrigo Franco de Oliveira, Marieli Ramos Stocco, Fabrício José Jassi, Joyce Karla Machado da Silva, Raphael Gonçalves de Oliveira

Resumo


Introdução: O método Pilates tem possibilitado melhora da resistência muscular, flexibilidade e equilíbrio, no entanto, pouco se sabe sobre os efeitos na população jovem e em curtos períodos de treinamento. Objetivo: Verificar os efeitos do Pilates em mulheres jovens, sobre a resistência muscular do tronco, flexibilidade e equilíbrio. Métodos: Participaram da pesquisa dez voluntárias, com média de 22,5±1,80 anos. Avaliações pré- e pós-intervenção foram realizadas para resistência muscular dos flexores e extensores do tronco; flexibilidade do quadril em flexão e do tronco em flexão e extensão; e equilíbrio postural estático por meio de uma plataforma de força. As intervenções ocorreram com oito sessões de Pilates ao longo de quatro semanas. Resultados: Foi possível identificar melhora significativa (P<0,05) em todos os testes relacionados à resistência muscular e flexibilidade. Conclusão: Quatro semanas de intervenção com Pilates foi capaz de proporcionar melhora da resistência muscular do tronco e flexibilidade de mulheres jovens.

Palavras-chave


Amplitude de movimento articular; Exercício; Equilíbrio postural; Força muscular; Treinamento de resistência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n4.5024

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.