Habilidades Sociais em estudantes de medicina: treinamento para redução de estresse

Danielle Ruiz de Lima, Renata Cristina Molina de Luna, Mércia Silva Moreira, Marcia Regina Fumagalli Marteleto, Cinthya Cosme Gutierrez Duran, Elaine Teresinha Dal Mas Dias

Resumo


Objetivos: promover a redução de estresse em estudantes de Medicina por meio do treinamento em habilidades sociais e identificar a relação entre o estresse e o repertório interpessoal. Métodos: foram utilizados os Inventários de Estresse para Adultos de Lipp e o de Habilidades Sociais de Del Prette e Del Prette, para as avaliações antes e depois da intervenção, em doze universitários de uma instituição privada, num programa de sete sessões de exercícios práticos construídos com base nas habilidades consideradas deficitárias. Resultados: após a intervenção detectou-se a redução de níveis de estresse em 58% dos participantes. Entre os casos de diminuição de estresse, constatou-se melhoria nas habilidades sociais gerais (57%) relativas à expressão de sentimento positivo (87%) e autocontrole da agressividade (57%). Conclusão: observaram-se efeitos do treinamento na diminuição do estresse, mas como a análise da correlação entre habilidades sociais e estresse não apresentou significância estatística novos estudos devem ser conduzidos.

Palavras-chave


Estresse; Estudantes de Medicina; Intervenção.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.6047

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.