Habilidades Sociais em estudantes de medicina: treinamento para redução de estresse
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.6047Palavras-chave:
Estresse, Estudantes de Medicina, Intervenção.Resumo
Objetivos: promover a redução de estresse em estudantes de Medicina por meio do treinamento em habilidades sociais e identificar a relação entre o estresse e o repertório interpessoal. Métodos: foram utilizados os Inventários de Estresse para Adultos de Lipp e o de Habilidades Sociais de Del Prette e Del Prette, para as avaliações antes e depois da intervenção, em doze universitários de uma instituição privada, num programa de sete sessões de exercícios práticos construídos com base nas habilidades consideradas deficitárias. Resultados: após a intervenção detectou-se a redução de níveis de estresse em 58% dos participantes. Entre os casos de diminuição de estresse, constatou-se melhoria nas habilidades sociais gerais (57%) relativas à expressão de sentimento positivo (87%) e autocontrole da agressividade (57%). Conclusão: observaram-se efeitos do treinamento na diminuição do estresse, mas como a análise da correlação entre habilidades sociais e estresse não apresentou significância estatística novos estudos devem ser conduzidos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.