Habilidades Sociais em estudantes de medicina: treinamento para redução de estresse
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.6047Palavras-chave:
Estresse, Estudantes de Medicina, Intervenção.Resumo
Objetivos: promover a redução de estresse em estudantes de Medicina por meio do treinamento em habilidades sociais e identificar a relação entre o estresse e o repertório interpessoal. Métodos: foram utilizados os Inventários de Estresse para Adultos de Lipp e o de Habilidades Sociais de Del Prette e Del Prette, para as avaliações antes e depois da intervenção, em doze universitários de uma instituição privada, num programa de sete sessões de exercícios práticos construídos com base nas habilidades consideradas deficitárias. Resultados: após a intervenção detectou-se a redução de níveis de estresse em 58% dos participantes. Entre os casos de diminuição de estresse, constatou-se melhoria nas habilidades sociais gerais (57%) relativas à expressão de sentimento positivo (87%) e autocontrole da agressividade (57%). Conclusão: observaram-se efeitos do treinamento na diminuição do estresse, mas como a análise da correlação entre habilidades sociais e estresse não apresentou significância estatística novos estudos devem ser conduzidos.Downloads
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Publicado
04.07.2016
Como Citar
1.
Lima DR de, Luna RCM de, Moreira MS, Marteleto MRF, Duran CCG, Dal Mas Dias ET. Habilidades Sociais em estudantes de medicina: treinamento para redução de estresse. Cons. Saúde [Internet]. 4º de julho de 2016 [citado 22º de dezembro de 2024];15(1):30-7. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6047
Edição
Seção
Artigos
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