Avaliação postural pré e pós-tratamento equoterapêutico em indivíduos com síndrome de Down

Mariane Fernandes Ribeiro, Ana Paula Espindula, Mara Lúcia Fonseca Ferraz, Alex Abadio Ferreira, Luciane Aparecida Pascucci Sande de Souza, Vicente de Paula Antunes Teixeira

Resumo


Introdução: Indivíduos com Síndrome de Down (SD) apresentam alterações motoras que contribuem para um desalinhamento de membros inferiores. Objetivo: Avaliar mudanças posturais de pacientes com SD submetidos a Equoterapia. Métodos: Participaram do estudo 5 indivíduos com SD, idade média de 12,60 anos (± 3,21). Avaliações foram feitas antes e após 20 sessões. A avaliação postural foi feita por fotogrametria utilizando o Software de Avaliação Postural (SAPO). Para análise estatística quantitativa realizou-se o teste “t” de Student, e análise qualitativa feita por meio de Cluster. Resultados: Nas vistas anterior, posterior e laterais após o tratamento equoterapêutico apresentaram diminuição da anteversão pélvica, da hiperextensão de MMII e melhor alinhamento do joelho com o quadril. A análise de Cluster demonstrou um agrupamento mais próximo das variáveis indicando que se comportaram de maneira mais semelhante entre elas. Conclusão: A Equoterapia promoveu mudanças posturais, com melhora do alinhamento de membros inferiores em indivíduos com SD.

Palavras-chave


Postura; Terapia assistida por cavalos; Hipoterapia; Síndrome de Down.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n2.6319

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.