Análise do desenvolvimento motor e da atenção de crianças submetidas a um programa de intervenção psicomotora
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.8194Palavras-chave:
Criança, Habilidades motoras, Desenvolvimento infantil, Atenção.Resumo
Introdução: As crianças com atrasos no desenvolvimento motor devem receber ações específicas, visto que os problemas relacionados com o controle do movimento poderão perdurar até a fase adulta. Objetivo: Analisar a influência de uma intervenção psicomotora sobre o desenvolvimento motor e os níveis de atenção em crianças com atrasos motores. Métodos: Foram avaliados 28 escolares de ambos os sexos, de 7 à 10 anos, com atrasos motores. Antes e após a intervenção, as crianças foram submetidas à avaliação motora, dos níveis de atenção, e das dificuldades na escrita. As crianças participaram de 20 sessões de um protocolo incluindo exercícios psicomotores. Para análise dos dados foi utilizado o teste t pareado e correlação de Pearson. Resultados: Houve melhora nas habilidades motoras avaliadas (<0,001), e nos níveis de atenção pós-intervenção (<0,001). Conclusão: O protocolo proposto contribuiu para o desenvolvimento das habilidades motoras e dos níveis de atenção das crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 ConScientiae Saúde
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.