Análise do desenvolvimento motor e da atenção de crianças submetidas a um programa de intervenção psicomotora
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.8194Palavras-chave:
Criança, Habilidades motoras, Desenvolvimento infantil, Atenção.Resumo
Introdução: As crianças com atrasos no desenvolvimento motor devem receber ações específicas, visto que os problemas relacionados com o controle do movimento poderão perdurar até a fase adulta. Objetivo: Analisar a influência de uma intervenção psicomotora sobre o desenvolvimento motor e os níveis de atenção em crianças com atrasos motores. Métodos: Foram avaliados 28 escolares de ambos os sexos, de 7 à 10 anos, com atrasos motores. Antes e após a intervenção, as crianças foram submetidas à avaliação motora, dos níveis de atenção, e das dificuldades na escrita. As crianças participaram de 20 sessões de um protocolo incluindo exercícios psicomotores. Para análise dos dados foi utilizado o teste t pareado e correlação de Pearson. Resultados: Houve melhora nas habilidades motoras avaliadas (<0,001), e nos níveis de atenção pós-intervenção (<0,001). Conclusão: O protocolo proposto contribuiu para o desenvolvimento das habilidades motoras e dos níveis de atenção das crianças.
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