Análise do desenvolvimento motor e da atenção de crianças submetidas a um programa de intervenção psicomotora

Autores

  • Mariana Vieira de Sá UNIPAMPA
  • Simone Lara UNIPAMPA
  • Susane Graup UNIPAMPA
  • Rodrigo de Souza Balk UNIPAMPA
  • Renata Rosa Sasso UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.8194

Palavras-chave:

Criança, Habilidades motoras, Desenvolvimento infantil, Atenção.

Resumo

Introdução: As crianças com atrasos no desenvolvimento motor devem receber ações específicas, visto que os problemas relacionados com o controle do movimento poderão perdurar até a fase adulta. Objetivo: Analisar a influência de uma intervenção psicomotora sobre o desenvolvimento motor e os níveis de atenção em crianças com atrasos motores. Métodos: Foram avaliados 28 escolares de ambos os sexos, de 7 à 10 anos, com atrasos motores. Antes e após a intervenção, as crianças foram submetidas à avaliação motora, dos níveis de atenção, e das dificuldades na escrita. As crianças participaram de 20 sessões de um protocolo incluindo exercícios psicomotores. Para análise dos dados foi utilizado o teste t pareado e correlação de Pearson. Resultados: Houve melhora nas habilidades motoras avaliadas (<0,001), e nos níveis de atenção pós-intervenção (<0,001). Conclusão: O protocolo proposto contribuiu para o desenvolvimento das habilidades motoras e dos níveis de atenção das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Vieira de Sá, UNIPAMPA

Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA - Campus Uruguaiana/RS, BR 472, KM 592, 97508-000, Brasil, CX Postal 118. 

Simone Lara, UNIPAMPA

DOUTORA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE, MESTRE EM FISIOLOGIA HUMANA, DOCENTE DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, CAMPUS URUGUAIANA,RS.

Susane Graup, UNIPAMPA

Doutora em Engenharia de Produção, Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Rodrigo de Souza Balk, UNIPAMPA

Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica, Docente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil. 

Renata Rosa Sasso, UNIPAMPA

Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA - Campus Uruguaiana/RS, BR 472, KM 592, 97508-000, Brasil, CX Postal 118, 

Downloads

Publicado

29.06.2018

Como Citar

1.
Sá MV de, Lara S, Graup S, Balk R de S, Sasso RR. Análise do desenvolvimento motor e da atenção de crianças submetidas a um programa de intervenção psicomotora. Cons. Saúde [Internet]. 29º de junho de 2018 [citado 3º de julho de 2024];17(2):187-95. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8194

Edição

Seção

Artigos