Escola de postura para dor de coluna: educação ou exercício físico?

Authors

  • Thayná Maria José Clemente da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Niedja Natállia da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Henrique de Souza Rocha Universidade Federal de Pernambuco
  • Déborah Marques de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Karina Monte-Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Angélica da Silva Tenório Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria das Graças Rodrigues de Araújo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n4.5191

Keywords:

Anormalidades musculoesqueléticas, Envelhecimento, Fisioterapia.

Abstract

Introdução: A escola de postura consiste em um programa educacional visando a prevenir dores na coluna e reabilitar indivíduos com desordens degenerativas. Objetivo: Examinar os efeitos dos componentes da escola de postura (educação e/ou exercícios terapêuticos) para aliviar dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com dor lombar crônica. Método: Quarenta e um pacientes foram randomizados e alocados em quatro grupos: (i) grupo escola de postura (lições educativas e exercícios terapêuticos); (ii) grupo lições educativas; (iii) grupo exercício terapêutico e (iv) grupo controle (pacientes da lista de espera). Avaliaram-se os pacientes no início e no fim do tratamento usando-se: escala visual analógica, questionário de qualidade de vida abreviado, questionário de incapacidade de Roland Morris e teste distância dedo-chão. Resultados: O grupo escola de postura apresentou redução significativa nos escores da escala visual analógica e nos do questionário de incapacidade de Roland Morris, além do aumento dos escores de saúde do questionário de qualidade de vida abreviado. Conclusão: A eficácia do programa da escola de postura no tratamento de pacientes com dor lombar crônica parece ser devido ao programa de exercício terapêutico e não as lições educativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thayná Maria José Clemente da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Discente Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco

Niedja Natállia da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Discente Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco

Sérgio Henrique de Souza Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vinculado ao Laboratório de Neurociências Aplicada, na UFPE.

Déborah Marques de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vinculada ao Laboratório de Neurociências Aplicada, na UFPE.

Kátia Karina Monte-Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Curso de Fisiotepaia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora do Laboratório de Neurociências Aplicada, na UFPE.

Angélica da Silva Tenório, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Curso de Fisiotepaia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vinculada ao Laboratório de Cinesioterapia e Recursos Terapêuticos Manuais, na UFPE.

Maria das Graças Rodrigues de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Dcente do Departamento de Fisioterapia, da Universidade Federal de Pernambuco (DEFISIO/UFPE). Coordena a Área de Ensino e o Laboratório de Cinesioterapia e Recursos Terapêuticos Manuais do DEFISIO/UFPE.

Published

2015-02-12

How to Cite

1.
Silva TMJC da, Silva NN da, Rocha SH de S, Oliveira DM de, Monte-Silva KK, Tenório A da S, et al. Escola de postura para dor de coluna: educação ou exercício físico?. Cons. Saúde [Internet]. 2015 Feb. 12 [cited 2024 Dec. 22];13(4):506-15. Available from: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5191

Issue

Section

Artigos