Escola de postura para dor de coluna: educação ou exercício físico?
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n4.5191Keywords:
Anormalidades musculoesqueléticas, Envelhecimento, Fisioterapia.Abstract
Introdução: A escola de postura consiste em um programa educacional visando a prevenir dores na coluna e reabilitar indivíduos com desordens degenerativas. Objetivo: Examinar os efeitos dos componentes da escola de postura (educação e/ou exercícios terapêuticos) para aliviar dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com dor lombar crônica. Método: Quarenta e um pacientes foram randomizados e alocados em quatro grupos: (i) grupo escola de postura (lições educativas e exercícios terapêuticos); (ii) grupo lições educativas; (iii) grupo exercício terapêutico e (iv) grupo controle (pacientes da lista de espera). Avaliaram-se os pacientes no início e no fim do tratamento usando-se: escala visual analógica, questionário de qualidade de vida abreviado, questionário de incapacidade de Roland Morris e teste distância dedo-chão. Resultados: O grupo escola de postura apresentou redução significativa nos escores da escala visual analógica e nos do questionário de incapacidade de Roland Morris, além do aumento dos escores de saúde do questionário de qualidade de vida abreviado. Conclusão: A eficácia do programa da escola de postura no tratamento de pacientes com dor lombar crônica parece ser devido ao programa de exercício terapêutico e não as lições educativas.Downloads
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