Intervenção motora em escolares com indicativo de transtorno do desenvolvimento da coordenação – TDC
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n4.4356Palavras-chave:
Crianças, Estudantes, Transtorno do desenvolvimento da coordenação.Resumo
Objetivo: Avaliar a aplicação de um programa de intervenção motora em escolares com indicativo de transtorno do desenvolvimento da coordenação. Métodos: Participaram 14 escolares com idades entre 10 e 11 anos, sendo divididos em grupo experimental e grupo controle. Para avaliar o desenvolvimento motor, foi utilizada a Bateria para Avaliação do Movimento de Crianças 2 (MABC-2). As intervenções ocorreram num período de 12 semanas, e as sessões foram realizadas três vezes por semana, com duração de 45 minutos. Para análise dos resultados, foi utilizado o teste não paramétrico Wilcoxon, o nível de significância adotado foi p<0,05. Resultados: Na comparação entre os grupos, foi evidenciada diferença significativa nos escores totais do MABC-2 com melhoras significativas para o grupo experimental. Conclusão: Verificou-se que houve melhorias significantes nas habilidades motoras dos escolares, após o programa, confirmando a hipótese de que a intervenções motoras melhoram o desenvolvimento motor de estudantes com TDC.Downloads
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Publicado
28.01.2014
Como Citar
1.
Silva EVA da, Contreira AR, Nascimento EMF do, Capistrano R, Beltrame TS. Intervenção motora em escolares com indicativo de transtorno do desenvolvimento da coordenação – TDC. Cons. Saúde [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 5º de novembro de 2024];12(4):546-54. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4356
Edição
Seção
Ciências aplicadas
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