Agressividade infantil: comparativo entre crianças praticantes e não praticantes da natação

Autores

  • Lívia Oliveira e Silva Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Brunna Librelon Costa Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Ronilson Ferreira Freitas Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Gustavo Souza Santos Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte
  • Betânia Maria Araújo Passos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Josiane Santos Brant Rocha Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n1.5133

Palavras-chave:

Agressão, Crianças, Natação.

Resumo

Introdução: A agressividade na infância é um traço comportamental que deve ser investigado, sendo preocupante não apenas pelos danos à vítima da agressão, mas também pelas consequências negativas provenientes do ato de ser um agressor nessa fase de vida. Objetivo: Comparar a agressividade de crianças inseridas e não inseridas em um projeto de natação. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva e de corte transversal, cujo instrumento de avaliação foi a Escala de Agressividade de Sisto e Bazi. A amostra foi selecionada por conveniência, sendo composta por 200 alunos de escolas públicas de Montes Claros (MG) de ambos os sexos, com média de idade de 9,78. Resultados: Verificou-se que as crianças não praticantes da natação manifestaram agressividade com maior severidade nos ambientes escolar e familiar do que as praticantes. Conclusão: A prática da natação está associada a menores níveis de agressividade em crianças de baixa renda.

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Biografia do Autor

Lívia Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Brunna Librelon Costa, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Ronilson Ferreira Freitas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Mestrando em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Especialista em Gestão de Assistência Farmacêutica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM e em Farmacologia e Toxicologia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc e Bacharel em Farmácia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Gustavo Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte

Mestre em Atividade Físicas e Desportivas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD. Docente das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Betânia Maria Araújo Passos, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD. Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Josiane Santos Brant Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD. Docente Permanente do Mestrado em Cuidado Primário em Saúde e do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e Docente das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

30.04.2015

Como Citar

1.
Silva LO e, Costa BL, Freitas RF, Santos GS, Reis VMCP, Passos BMA, et al. Agressividade infantil: comparativo entre crianças praticantes e não praticantes da natação. Cons. Saúde [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 4º de julho de 2024];14(1):40-6. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5133

Edição

Seção

Artigos