A QUESTÃO DA JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE NA REALIDADE JURÍDICA PÁTRIA: UM REFLEXO DA OMISSÃO DO ESTADO NO SEU DEVER DE GARANTIR ESTE DIREITO FUNDAMENTAL

Authors

  • Priscilla Cappelletti
  • Marilene Andrade Pós-Graduada em Prática Judiciária pela ESMA-PB. Técnica Judiciária do Fórum Criminal de João Pessoa (TJPB).

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v5i2.169

Keywords:

Direito à saúde, Sistema Único de Saúde, Judicialização.

Abstract

O direito social à saúde se correlaciona ao bem-estar e ao desenvolvimento de uma vida digna. No Brasil, com o objetivo de concretizá-lo, a Constituição Federal de 1988 criou o Sistema Único de Saúde, comprometido com um acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Ocorre, contudo, que esse sistema não se mostrou eficiente na prática, resultando no ajuizamento de inúmeras ações para a concretização deste direito. Diante disso, o presente trabalho busca analisar o fenômeno da judicialização da saúde que tem permeado a realidade brasileira, inserindo-o no contexto de consolidação dos direitos fundamentais vivenciado no país após a promulgação da Constituição Federal de 1988, a qual instaurou um Estado Democrático de Direito.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Priscilla Cappelletti

Graduada em Relações Internacionais pela UEPB. Graduada em Direito pela FESP Faculdades. Pós-graduada em Direito Civil pela Universidade Anhanguera-UNIDERP. Advogada militante. Assistente em administração da UFPB

Published

2016-08-26

How to Cite

CAPPELLETTI, Priscilla; ANDRADE, Marilene. A QUESTÃO DA JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE NA REALIDADE JURÍDICA PÁTRIA: UM REFLEXO DA OMISSÃO DO ESTADO NO SEU DEVER DE GARANTIR ESTE DIREITO FUNDAMENTAL. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 391–419, 2016. DOI: 10.5585/rtj.v5i2.169. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9046. Acesso em: 20 jul. 2024.

Issue

Section

Articles