Condicionantes internos da operacionalização da educação inclusiva: um estudo descritivo em uma escola pública e uma escola particular
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7714Palavras-chave:
Acessibilidade, Condicionantes Escolares, Educação Inclusiva.Resumo
A implementação da educação inclusiva conforme prevista na legislação educacional desde 1996 ainda enfrenta obstáculos. Nesta pesquisa investigou-se a sua implementação a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. Após uma revisão de literatura e uma pesquisa do-cumental da legislação buscou-se, por meio de uma pesquisa de campo realizada em uma escola particular e uma escola pública, situadas no município de Salvador-Bahia, descrever as possibilidades e os limites que se apresentam no decorrer do processo de implementa-ção. Os dados levantados, categorizados conforme de condicionantes internos da escola, constataram que as escolas não apresentam suficiente acessibilidade para alunos com defi-ciências, que se queixam de uma formação deficitária dos professores em respeito da edu-cação inclusiva e que a comunicação institucional não se apresentou suficientemente trans-parente.Downloads
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Publicado
21.11.2017
Como Citar
MEDRADO, Edilene Maia Brito; SCHMITZ, Heike; SOUZA, Rita de Cácia Santos. Condicionantes internos da operacionalização da educação inclusiva: um estudo descritivo em uma escola pública e uma escola particular. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 208–228, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7714. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7714. Acesso em: 15 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo