Condicionantes internos da operacionalização da educação inclusiva: um estudo descritivo em uma escola pública e uma escola particular

Autores/as

  • Edilene Maia Brito Medrado Universidad del Salvador
  • Heike Schmitz Universidade Federal de Sergipe
  • Rita de Cácia Santos Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7714

Palabras clave:

Acessibilidade, Condicionantes Escolares, Educação Inclusiva.

Resumen

A implementação da educação inclusiva conforme prevista na legislação educacional desde 1996 ainda enfrenta obstáculos. Nesta pesquisa investigou-se a sua implementação a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. Após uma revisão de literatura e uma pesquisa do-cumental da legislação buscou-se, por meio de uma pesquisa de campo realizada em uma escola particular e uma escola pública, situadas no município de Salvador-Bahia, descrever as possibilidades e os limites que se apresentam no decorrer do processo de implementa-ção. Os dados levantados, categorizados conforme de condicionantes internos da escola, constataram que as escolas não apresentam suficiente acessibilidade para alunos com defi-ciências, que se queixam de uma formação deficitária dos professores em respeito da edu-cação inclusiva e que a comunicação institucional não se apresentou suficientemente trans-parente. 

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Biografía del autor/a

Edilene Maia Brito Medrado, Universidad del Salvador

Mestre em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Salvador e da Faculdade Montessoriano, Salvador, BA-Brasil. 

Aluna do Programa "Maestria en educación" do Instituto de Educación y capacitación continua" da Universidad Del Salvador (Buenos Aires / Argentina).

 

Heike Schmitz, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Educação (DED/UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS)

Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação, Política, Gestão e Organização da Educação (APOGEU)

 

Rita de Cácia Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Educação (DED/UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS)

 

Publicado

2017-11-21

Cómo citar

MEDRADO, Edilene Maia Brito; SCHMITZ, Heike; SOUZA, Rita de Cácia Santos. Condicionantes internos da operacionalização da educação inclusiva: um estudo descritivo em uma escola pública e uma escola particular. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 208–228, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7714. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7714. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo