Condicionantes internos da operacionalização da educação inclusiva: um estudo descritivo em uma escola pública e uma escola particular
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7714Parole chiave:
Acessibilidade, Condicionantes Escolares, Educação Inclusiva.Abstract
A implementação da educação inclusiva conforme prevista na legislação educacional desde 1996 ainda enfrenta obstáculos. Nesta pesquisa investigou-se a sua implementação a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. Após uma revisão de literatura e uma pesquisa do-cumental da legislação buscou-se, por meio de uma pesquisa de campo realizada em uma escola particular e uma escola pública, situadas no município de Salvador-Bahia, descrever as possibilidades e os limites que se apresentam no decorrer do processo de implementa-ção. Os dados levantados, categorizados conforme de condicionantes internos da escola, constataram que as escolas não apresentam suficiente acessibilidade para alunos com defi-ciências, que se queixam de uma formação deficitária dos professores em respeito da edu-cação inclusiva e que a comunicação institucional não se apresentou suficientemente trans-parente.Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).