Analysis of technical and technological product categories of professional master's in the Education area

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v23n2.26562

Keywords:

Postgraduate. Stricto Sensu. Professional Master's. Technical and technological products. Higher education management

Abstract

The development of a technical and technological product (PTT) in the Professional Master's Degree is a requirement set by professional programs, and it is necessary for it to meet the categories and criteria defined in the Evaluation Form, prepared by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). It is in this context that this article aims to analyze the categories of technical and technological products, prepared from the dissertations produced in three postgraduate programs in the area of ​​Education, with a specific focus on higher education management. The methodology used involved a bibliographic review, using scientific articles and publications, and a documentary survey of the dissertations and products in the sample. The results revealed that the 43 products identified are distributed into three categories, with 74.4% belonging to the category of “Development of teaching materials”. It is concluded that the lack of diversity of categories represents a limiting factor for the development of the area.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda Santos Lima da Cunha, Federal University of Paraíba

Mestrado em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Aline Venceslau Vieira de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em Psicologia

Ana Paula Furtado Soares Pontes, Federal University of Paraíba

Doutorado em Educação

References

ARAÚJO, M. A. D.; BORGES, D. F. B. 20 anos do plano diretor da reforma do aparelho de estado no brasil: avanços e limites. Espacios Públicos 21, no 52 (2018): 7–24. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/676/67658492001/html/

BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Os avanços da reforma na administração pública: 1995-1998. Brasília, DF: MARE, 1998. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/cadernosmare/caderno15.pdf.

BRASIL. Portaria no 47, de 17 de outubro de 1995. Determina a implantação na Capes de procedi-mentos apropriados à recomendação, acompanhamento e avaliação de cursos de mestrado profissional. Dispo-nível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/87/83/.

CAMPELO, G. S. B. Administração pública no Brasil: ciclos entre patrimonialismo, burocracia e gerencia-lismo, uma simbiose de modelos. Ciência & Trópico, [S. l.], v. 34, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/871

CASTRO, B. L.; OLIVEIRA, P. C.; TINTI, D. S. Análise de produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da UFSCAR e no Mestrado Profissional em Educa-ção Matemática da UFOP. Revista Ciências Humanas, v. 12, n 2, p. 234-243, maio/ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a584.

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria das Graças Goncalves Vieira. Diagnóstico Institucional da Universidade Federal da Paraíba a Partir da Análise SWOT. Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 11, n. 33, p. 694-718, dec. 2019. ISSN 2175-2753. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2270.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Sobre Avaliação. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a-avaliacao-conceitos-processos-e-normas/conceito-avaliacao.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Acordo entre CAPES e Ministério Público é homologado pela Justiça Federal. 2022. Disponí-vel em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/acordo-entre-capes-e-ministerio-publico-e-homologado-pela-justica-federal.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Evolução do SNPG do Decênio do PNPG 2011-2020. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/07032022_EvolucaodoSNPGnodeceniodoPNPG20112020_ISBNWeb.pdf.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Caracterização do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sistema-nacional-de-pos-graduacao-snpg/permanencia/avaliacoesanteriores/avaliacao-trienal-2004-1/caracterizacao-do-sistema-de-avaliacao-da-pos-graduacao.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Produção Técnica - Grupo de Trabalho. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Fichas de Avaliação – 38 Educação. 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-fichaavaliacao-pdf.

DIAS, Reinaldo. Gestão Pública - Aspectos Atuais e Perspectivas para Atualização. Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788597013382. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013382/.

DOURADO, L.F. Reforma do Estado e as Políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educação e & Sociedade, 2002, vol.23, n.80. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000012

FERREIRA, S.; OLIVEIRA, J. F. de. As Reformas da Educação Superior no Brasil e na União Euro-peia e os Novos Papeis das Universidades Públicas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v17i18.724. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/724

FISCHER, T. Mestrado profissional como prática acadêmica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2005. DOI: 10.21713/2358-2332.2005.v2.74. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/74.

GIULIANI, A. C. Perfil Profissiográfico dos Egressos do Programa de Mestrado Profissional em Adminis-tração de uma Instituição de Ensino do Interior do Estado de São Paulo. Revista de Administração da UFSM, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 94–108, 2010. DOI: 10.5902/198346592242. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/2242. Acesso em: 3 apr. 2024.

GOMES, A. L. N.; SILVA, N. G. A. Modelos de Administração Pública Presentes na Gestão de Insti-tuições de Ensino Superior (IES). Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 13, n. Edição Especial 1, p. 21-37, 2020.

GONÇALVES, C. Érica L. de C.; OLIVEIRA, C. de S.; MAQUINÉ, G. O.; MENDONÇA, A. P. (Alguns) desafios para os Produtos Educacionais nos Mestrados Profissionais nas áreas de Ensino e Educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.500. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/500.

LEITE, P. S. C. Proposta de Avaliação coletiva de materiais educativos em mestrados profissionais na área de ensino. Campo Abierto, v. 38, n. 2, p. 185-198, 2019. Disponível em: https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3516. Acesso em: 18 mar. 2024.

MATTOS, Max Cirino; ASSUNÇÃO, Yluska Bambirra; BATISTA, Muira Helena. A Teoria

na Prática: o conhecimento aplicado no desenvolvimento de produtos técnicos. In:

VASCONCELOS, Fernanda Carla Wasner (org.). Produtos técnicos como instrumentos de

divulgação científica. Curitiba: Appris, 2020.

MAXIMIANO, Antonio Cesar A.; NOHARA, Irene P. Gestão Pública. Grupo GEN, 2017. Ebook. ISBN 9788597013825. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013825/.

MOREIRA, Ivana Aparecida Weissbach; BAVARESCO, Thiane Cristina; SILVA, Vilmar da. Reflexões sobre o acesso e a permanência na educação superior pública federal. In: MOREIRA, Ivana Apa-recida Weissbach; SENHORAS, Elói Martins (organizadores). Assistência Estudantil no Ensi-no Superior. Boa Vista: Editora IOLE, 2021.

MOREIRA, M. A. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2004.v1.26. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/26.

NASCIMENTO, Edson R. Gestão pública. Editora Saraiva, 2020. E-book. ISBN 9788571441354. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788571441354/.

PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 4º ed. São Paulo: Editora Método, 2015.

PEREIRA, Francisco Edmar et al. A expansão da pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. Educação e Pesquisa [online]. 2023, v. 49, p.1-27. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349263111por.

PILATTI, L. A.; et al. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática: identificação de seus produtos educacionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), v. 12, n. 28, 22 set. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2015.v12.656.

PINHEIRO, F. F. do P. S.; AIRES, J. P. Um levantamento de produtos técnicos e tecnológicos desenvol-vidos na pós-graduação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e196722, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1967. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1967.

PIRES, M. F. C.; REIS, J. R. T. Globalização, neoliberalismo e universidade: algumas considerações. Interface - Comunicação, Saúde, Educação 3, n o 4 (fevereiro de 1999): 29–39. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32831999000100003.

RIBEIRO, R. J. O mestrado profissional na política atual da Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2005.v2.72. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/72.

WAHRLICH, B. M. de S. O governo provisório de 1930 e a reforma administrativa. Revista de Admi-nistração Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 5 a 68, 1975. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6017.

Published

2024-12-23

How to Cite

CUNHA, Amanda Santos Lima da; LIMA, Aline Venceslau Vieira de; PONTES, Ana Paula Furtado Soares. Analysis of technical and technological product categories of professional master’s in the Education area. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 177–190, 2024. DOI: 10.5585/cpg.v23n2.26562. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/26562. Acesso em: 5 feb. 2025.
Views
  • Abstract 60
  • PDF (Português (Brasil)) 17