Análise de categorias de produtos técnicos e tecnológicos de mestrados profissionais da área de Educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v23n2.26562Palavras-chave:
Pós-graduação; Stricto Sensu; Mestrado Profissional; Produtos técnicos e tecnológicos; Gestão da educação superiorResumo
O desenvolvimento de um produto técnico e tecnológico (PTT) no Mestrado Profissional é uma exigência posta por programas profissionais, sendo necessário que este atenda às categorias e critérios definidos na Ficha de Avaliação, elaborada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). É nesse contexto que este artigo tem por objetivo analisar as categorias dos produtos técnicos e tecnológicos, elaborados a partir das dissertações produzidas em três programas de pós-graduação, da área de Educação, com foco específico na gestão da educação superior. A metodologia utilizada envolveu uma revisão bibliográfica, com a utilização de artigos e publicações científicas, e um levantamento documental das dissertações e produtos da amostra. Os resultados revelaram que os 43 produtos identificados se distribuem em três categorias, sendo que 74,4% pertencem à categoria de “Desenvolvimento de material didático”. Conclui-se que a ausência de diversidade de categorias representa um fator limitante para o desenvolvimento da área.
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