In-exclusão escolar: reflexões epistemológicas e práticas sobre a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva na escola regular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18665

Palabras clave:

ensino, aluno com deficiência auditiva, inclusão, direitos humanos, educação

Resumen

O presente artigo tem como objetivo promover reflexão, a partir dos artigos analisados, sobre o ensino aprendizagem e no trabalho com o aluno surdo em escolas públicas de ensino regular e analisar as condições de aprendizagem e alternativas pedagógicas no trabalho com alunos surdos. Trazendo um debate que reforça a escola inclusiva e regular como prioridade na educação de surdos, assim como em outras deficiências, nosso artigo apresenta as políticas educacionais de inclusão e sua relação com os direitos à educação pela comunidade surda. A cultura de paz ajuda na construção de novos paradigmas junto às crianças. Método: realizamos uma revisão de literatura em bases de dados sobre o tema para, em seguida, concluir a respeito da relação de ensino e aprendizagem no ensino junto a alunos surdos.

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Biografía del autor/a

Cristina Miyuki Hashizume, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Doutora em Psicologia

Creudimar Silva Morais, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Mestranda em Educação

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

HASHIZUME, Cristina Miyuki; MORAIS, Creudimar Silva. In-exclusão escolar: reflexões epistemológicas e práticas sobre a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva na escola regular. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 111–127, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.18665. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18665. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos