Políticas públicas da educação profissional e tecnológica no Brasil: rediscutindo a institucionalidade do ensino técnico

Autores/as

  • Marta Leandro da Silva UFSCAR
  • Waldemar Marques UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1877

Palabras clave:

Educação profissional. Ensino técnico. Políticas públicas. Reforma.

Resumen

Nesse artigo, apresentam-se os resultados da pesquisa de mestrado realizada de 1999 a 2001, cujo objetivo era pontuar os impactos e impasses da reforma da legislação federal da educação profissional, sob a ótica dos educadores de uma Escola Técnica Pública do Estado de São Paulo. Foram reveladas as contradições e ingerências da reforma indicando a necessidade de reformulação dessa política educacional caracterizada, principalmente, pelo Decreto Federal 2.208/97 que determinou a dissociação do ensino técnico do médio, retomando a histórica dicotomia educação profissional versus educação geral. Visando corrigir as distorções e ingerências mais severas da reforma, publica-se o Decreto Federal 5.154/04, revogando o anterior. Vivenciamos, hoje, a reforma da reforma em busca da construção de um corpo legislativo sólido, coerente e capaz de contemplar a complexa especificidade da educação profissional e tecnológica.

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Biografía del autor/a

Marta Leandro da Silva, UFSCAR

Doutoranda pela UFSCAR e Professora da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia/MG.; Orientador: Marques,Waldemar.Programa de Pós Graduação do PPGE UFSCAR

Publicado

2009-09-09

Cómo citar

DA SILVA, Marta Leandro; MARQUES, Waldemar. Políticas públicas da educação profissional e tecnológica no Brasil: rediscutindo a institucionalidade do ensino técnico. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 127–140, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1877. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1877. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos