Tecnologias assistivas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos cursos técnicos a distância do CEFET-MG: Quais as possibilidades?

Autores/as

  • Lívia de Cássia Silvia Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Mariana Alves Batista Costa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Marcia Gorett Ribeiro Grossi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7584

Palabras clave:

Educação a distância. Educação especial. Tecnologias assistivas. Acessibilidade

Resumen

O objetivo desse artigo foi verificar se as tecnologias assistivas desenvolvidas para os portadores de deficiência visual e/ou auditiva estão incorporadas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos cursos técnicos a distância do CEFET-MG e, como os profissionais envolvidos nestes cursos percebem a questão da acessibilidade em suas rotinas acadêmicas. A partir dos resultados encontrados, foi possível verificar que a acessibilidade, no que se refere aos portadores de deficiência visual e/ou auditiva, no contexto educacional dos cursos analisados ainda não é uma realidade. Porém, foi interessante perceber que essa questão é uma preocupação dos profissionais que atuam nesses cursos e, que a sua incorporação no Moodle é viável tecnicamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lívia de Cássia Silvia, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialização em Educação Infantil e em Alfabetização e Letramento pelo CEPEMG. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNA. Membro do grupo de pesquisa do Mestrado em Educação Tecnológica (AVACEFETMG). Professora no Ensino Fundamental na instituição Instituto da Criança. Interesse nos seguintes temas: processo de ensino e de aprendizagem, formação de professores, educação a distância, novas tecnologias na educação.

Mariana Alves Batista Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestranda do curso de Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET MG . Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, desenvolvimento, implementação e monitoramento de cursos de educação a distância. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e sub coordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

Publicado

2017-09-11

Cómo citar

SILVIA, Lívia de Cássia; COSTA, Mariana Alves Batista; GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro. Tecnologias assistivas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos cursos técnicos a distância do CEFET-MG: Quais as possibilidades?. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 121–144, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7584. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7584. Acesso em: 15 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo