A instrução pública da criança Quilombola paranaense na primeira república

Autores/as

  • Lucia Mara De Lima Padilha Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8425

Palabras clave:

Negros. Quilombos. Educação. Paraná

Resumen

O presente texto tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a (in) existência de um projeto educacional para as crianças quilombolas no Paraná, no início do século XX. Período este em que os discursos liberais republicanos propagaram a ideia de ‘liberdade’ e ‘igualdade’ e propuseram que a educação fosse oferecida pelo Estado e estivesse ao alcance de todos.  No entanto, houve a preocupação, por parte do Estado, em se criar um projeto educacional para o atendimento das crianças negras paranaenses que moravam nas regiões periféricas dos centros urbanos ou nos Quilombos? A patir do estudo realizado, conclui-se que não nas primeiras décadas após a abolição da escravatura no Paraná algumas crianças negras quilombolas tiveram acesso às escolas públicas, no entanto, isso não significou a garantia e a efetividade do direito ao acesso de todas elas às escolas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucia Mara De Lima Padilha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR-Brasil.


Publicado

2018-04-04

Cómo citar

PADILHA, Lucia Mara De Lima. A instrução pública da criança Quilombola paranaense na primeira república. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 113–134, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8425. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8425. Acesso em: 12 dic. 2024.

Número

Sección

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira