A instrução pública da criança Quilombola paranaense na primeira república

Auteurs

  • Lucia Mara De Lima Padilha Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8425

Mots-clés :

Negros. Quilombos. Educação. Paraná

Résumé

O presente texto tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a (in) existência de um projeto educacional para as crianças quilombolas no Paraná, no início do século XX. Período este em que os discursos liberais republicanos propagaram a ideia de ‘liberdade’ e ‘igualdade’ e propuseram que a educação fosse oferecida pelo Estado e estivesse ao alcance de todos.  No entanto, houve a preocupação, por parte do Estado, em se criar um projeto educacional para o atendimento das crianças negras paranaenses que moravam nas regiões periféricas dos centros urbanos ou nos Quilombos? A patir do estudo realizado, conclui-se que não nas primeiras décadas após a abolição da escravatura no Paraná algumas crianças negras quilombolas tiveram acesso às escolas públicas, no entanto, isso não significou a garantia e a efetividade do direito ao acesso de todas elas às escolas.

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Biographie de l'auteur

Lucia Mara De Lima Padilha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR-Brasil.


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Publiée

2018-04-04

Comment citer

PADILHA, Lucia Mara De Lima. A instrução pública da criança Quilombola paranaense na primeira república. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 113–134, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8425. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8425. Acesso em: 12 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira