A educação social como eixo de trabalho nas medidas socioeducativas de semiliberdade

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.14728

Mots-clés :

Medida socioeducativa de semiliberdade, Educação social, Adolescente infrator, Inclusão escolar.

Résumé

Os adolescentes que cometem atos infracionais cumprem medidas socioeducativas. Estas têm a finalidade de orientá-los e responsabilizá-los, apresentando outras oportunidades para a vida. A escola é um instrumento fundamental para que a medida socioeducativa gere os efeitos esperados. Assim, esta pesquisa visa discutir como uma escola que recebe vários jovens em cumprimento de medida de semiliberdade lida com os mesmos, tendo em vista a gestão escolar e a relação estabelecida entre os adolescentes e a instituição de ensino. Para a obtenção dos resultados analisados foram feitas entrevistas, visitas a campo e o acompanhamento de medidas socioeducativas de semiliberdade.

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Biographie de l'auteur

Natalia Cardoso Marra, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Doutora em Ciências Sociais, PUC Minas.

Références

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Publiée

2020-12-17

Comment citer

MARRA, Natalia Cardoso. A educação social como eixo de trabalho nas medidas socioeducativas de semiliberdade. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 4–14, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.14728. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/14728. Acesso em: 22 déc. 2024.

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Artigos