O ENEM como indutor de políticas públicas para melhoria da qualidade do Ensino Médio

Auteurs

  • Rosangela Aparecida Hilário SENAC

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v7n0.1912

Mots-clés :

Avaliação de sistemas educacionais. ENEM. Reformas educacionais.

Résumé

Este texto apresenta um panorama analítico das reformas ocorridas na educação básica brasileira nos anos finais do século XX, na interpretação de um dos articuladores no Ministério da Educação, Cultura e Desportos (MEC) e Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) dos processos de elaboração, sistematização, análise e divulgação dos resultados de avaliação de sistemas de ensino brasileiro: o historiador Sérgio Tiezzi, ex-assessor especial do Ministro Paulo Renato de Souza – da Educação, e posteriormente, colaborador da professora Maria Helena Guimarães de Castro na articulação da reestruturação, modernização e gestão do INEP e implementação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

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Biographie de l'auteur

Rosangela Aparecida Hilário, SENAC

Mestre em Educação – PPGE/Uninove; Licenciada em Letras – Universidade Anhembi-Morumbi Bacharel em Comunicação Social – UMC Professora do Centro Universitário SENAC São Paulo – SP [Brasil]

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Publiée

2009-09-15

Comment citer

HILÁRIO, Rosangela Aparecida. O ENEM como indutor de políticas públicas para melhoria da qualidade do Ensino Médio. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 7, p. 95–108, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v7n0.1912. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1912. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos