O ENEM como indutor de políticas públicas para melhoria da qualidade do Ensino Médio

Autores

  • Rosangela Aparecida Hilário SENAC

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v7n0.1912

Palavras-chave:

Avaliação de sistemas educacionais. ENEM. Reformas educacionais.

Resumo

Este texto apresenta um panorama analítico das reformas ocorridas na educação básica brasileira nos anos finais do século XX, na interpretação de um dos articuladores no Ministério da Educação, Cultura e Desportos (MEC) e Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) dos processos de elaboração, sistematização, análise e divulgação dos resultados de avaliação de sistemas de ensino brasileiro: o historiador Sérgio Tiezzi, ex-assessor especial do Ministro Paulo Renato de Souza – da Educação, e posteriormente, colaborador da professora Maria Helena Guimarães de Castro na articulação da reestruturação, modernização e gestão do INEP e implementação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Rosangela Aparecida Hilário, SENAC

Mestre em Educação – PPGE/Uninove; Licenciada em Letras – Universidade Anhembi-Morumbi Bacharel em Comunicação Social – UMC Professora do Centro Universitário SENAC São Paulo – SP [Brasil]

Publicado

2009-09-15

Como Citar

HILÁRIO, Rosangela Aparecida. O ENEM como indutor de políticas públicas para melhoria da qualidade do Ensino Médio. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 7, p. 95–108, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v7n0.1912. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1912. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos