Avaliação e intervenção psicopedagógicas: um estudo de caso de uma criança em idade escolar com hipótese de dislexia
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19439Mots-clés :
avaliação psicopedagógica, dificuldades de aprendizagem, dislexia, intervenção psicopedagógicaRésumé
A dislexia é um transtorno neurobiológico que compromete habilidades de leitura e escrita e tem repercussão por toda a vida do sujeito disléxico. Este artigo refere-se a um caso de uma criança com 8 anos e 4 meses de idade, do sexo masculino e do terceiro ano de escolaridade, com hipótese de dislexia. O objetivo desse estudo foi apresentar a importância da avaliação e intervenção psicopedagógicas na recuperação da dislexia. A abordagem da pesquisa é de ordem qualitativa e foi desenvolvida por meio de estudo descritivo. A avaliação psicopedagógica foi importante para a hipótese diagnóstica de dislexia. Após a intervenção psicopedagógica, houve diminuição nos efeitos do transtorno e a criança melhorou significativamente na leitura, escrita e aritmética. Este estudo demonstrou a importância da avaliação e intervenção psicopedagógicas no caso de recuperação da dislexia.
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