Avaliação e intervenção psicopedagógicas: um estudo de caso de uma criança em idade escolar com hipótese de dislexia
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19439Parole chiave:
avaliação psicopedagógica, dificuldades de aprendizagem, dislexia, intervenção psicopedagógicaAbstract
A dislexia é um transtorno neurobiológico que compromete habilidades de leitura e escrita e tem repercussão por toda a vida do sujeito disléxico. Este artigo refere-se a um caso de uma criança com 8 anos e 4 meses de idade, do sexo masculino e do terceiro ano de escolaridade, com hipótese de dislexia. O objetivo desse estudo foi apresentar a importância da avaliação e intervenção psicopedagógicas na recuperação da dislexia. A abordagem da pesquisa é de ordem qualitativa e foi desenvolvida por meio de estudo descritivo. A avaliação psicopedagógica foi importante para a hipótese diagnóstica de dislexia. Após a intervenção psicopedagógica, houve diminuição nos efeitos do transtorno e a criança melhorou significativamente na leitura, escrita e aritmética. Este estudo demonstrou a importância da avaliação e intervenção psicopedagógicas no caso de recuperação da dislexia.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA. Código de Ética. ABPPp, Recife, 26 out. 2019. Disponível em: https://www.abpppe.com.br/codigo-de-etica. Acesso em: 20 maio 2020.
BAROJA, Fernanda Fernández; PARET, Ana María Llopis; RIESGO, Carmen Pablo de. La Dislexia: origen, diagnostico e recuperacion. 4. ed. Madri, 1978.
BOSSA, Nadia A. Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico. São Paulo: Artmed, 2002.
BOSSA, Nádia A. Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. A psicopedagogia em um diálogo multidisciplinar. Psicopedagogia, São Paulo, v. 35, n. 106, p. 116-124, 2018. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862018000100013. Acesso em: 4 nov. 2020.
CUNHA, Maria Auxiliadora Versiani. Didática fundamentada na teoria de Piaget. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1976.
FERNÁNDEZ, Alicia. A Inteligência Aprisionada. Tradução Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
MUNHOZ, Maria Luzia Puglisi. Educação e família numa visão psicopedagógica sistêmica. In: SCOZ, Beatriz Judith Lima et al. (org.). Psicopedagogia: contribuições para a educação pós-moderna. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 175-183.
PARENTE, Sonia Maria. B. Albuquerque; RANÑA, Wagner. Dificuldades de aprendizagem: discussão crítica de um modelo de atendimento. In: SCOZ, Beatriz Judith Lima et al. (org.). Psicopedagogia: o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional, Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. p. 48-55.
PORTELLA, Fabiani Ortiz; HICKEL, Neusa Kern. Psicopedagogia no cotidiano escolar: im-passes e descobertas com o ensino de nove anos. Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 84, p. 372-384, 2010. Disponível em http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/192/psicopedagogia-no-cotidiano-escolar--impasses-e-descobertas-com-o-ensino-de-nove-anos. Acesso em: 20 set. 2020.
RUBINSTEIN, E. A Especificidade do Diagnóstico Psicopedagógico. In: SISTO, F. F. et al. (Org.). Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 127-139.
SIGNOR, Rita; CLAESSEN, Mary; LEITÃO, Suze. Interventions for dyslexia in Brazil: a scoping review discussed within the perspective of international best practice. Australian Journal of Learning Difficulties, v. 25, n. 1, p. 1-30, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/19404158.2019.1709216. Acesso em: 20 set. 2020.
STEIN, Lilian Milnitsky. TDE - Teste de desempenho escolar: manual para aplicação e interpreta-ção. São Paulo: Casa do psicólogo, 1994.
VISCA, Jorge. Técnicas projetivas psicopedagógicas e pautas gráficas para sua interpretação. Buenos Ayres: Visca e Visca, 2008.
VISCA. Jorge. Clínica psicopedagógica: epistemologia Convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
WAGNER, A. Família em cena: trama, dramas e transformações. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.
WEISS, Maria Lúcia Lemme. Vencendo as dificuldades de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: Wak, 2011.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pós-graduação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.